Chitolina Imóveis

02/05/2019 - Exposol

Exposol abre espaço para o lançamento do livro ABC das plantas bioativas

As plantas são liberadas para uso do Sistema Único de Saúde.

Na tarde desta quinta-feira, 02/05, foi realizado durante a Exposol o lançamento do livro “ABC das plantas bioativas”, um guia de consulta criado pelo engenheiro agrônomo Celso Martim Konrad.

A ideia da criação do livro surgiu a partir do trabalho realizado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Soledade e Mormaço e com a Sicredi, orientando a construção de hortas medicinais, o cultivo e uso das plantas bioativas em escolas e comunidades rurais.

As vantagens do uso de plantas medicinais e fitoterápicas é o baixo risco de intoxicação, a fácil administração, fácil disponibilidade, os efeitos colaterais mínimos e o baixo custo. No livro consta o nome comum e o nome científico de 76 plantas, a indicação, os efeitos da planta, quais partes devem ser usadas, o modo de usar e quais cuidados devem ser tomados.

“O uso de plantas medicinais é tradicional. Vem de muitos anos e tem se intensificado ao longo do tempo. No Brasil os médicos não estavam autorizados a fazer a receita dessas plantas, e a partir de 2018 então nós temos uma lista de mais de 50 plantas que podem ser utilizadas e receitadas legalmente pelos médicos”, destacou Celso Konrad.

Para o gerente da Sicredi, Elmar Kulmann, o lançamento da obra na Exposol é um momento importante porque oportuniza uma melhor divulgação da obra. “Queremos mostrar o quanto é bom se ter um chá em casa, o quanto é bom tomar um chá, e o quanto se pode economizar com outros remédios químicos que talvez não façam tão bem pra saúde quanto faz um chá”, afirmou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Soledade e Mormaço, Alessandro Gasparin, ressaltou que ainda há a necessidade da quebra de paradigma de que as plantas medicinais não funcionam. “Apoiamos essa edição pra ajudar a população a entender, e que as pessoas confiem no chá porque estarão liberados os fitoterápicos que vem das plantas medicinais, para indicação dos médicos no SUS”, pontuou.

O guia está a venda durante a Exposol no Pavilhão 6, da Agricultura Familiar, Artesanato e Floricultura, no estande do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Soledade e Mormaço. A obra custa R$ 10,00.

A programação da Exposol 2019 – Feira Internacional segue até domingo, 5/5, no o Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz. O evento é uma promoção da Aprosol. O patrocínio é da Farmácias São João, Icatu Seguros, Lavoro John Deere, BS Bios, Rio Grande Seguros e Previdência, MHNet Telecom, Basso Pancotte, Intersul, Corsan, Sicredi, BRDE, Lojas Benoit, Hotel e Parque das Tuias, Banrisul Cartões Vero e Coagrisol.

O apoio é da UPF, Prefeitura de Soledade, Câmara de Vereadores, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Fetag e Emater RS. Produção cultural Lucano Cultura e Marketing e realização dos shows da B Show Produções.


Redação
redacao@clicsoledade.com.br

Comentários



Notícias Relacionadas