Chitolina Imóveis

03/05/2019 - Exposol

Sicredi promove conversa sobre energia solar durante a Exposol 2019

Na oportunidade, foi falado sobre as vantagens do sistema fotovoltaico, bem como as linhas de financiamento existentes

Considerada uma fonte limpa e inesgotável, a geração de energia solar é uma alternativa que traz inúmeros benefícios, entre eles, econômicos aos usuários. Nesta sexta-feira, 3/5, a Sicredi promoveu uma conversa que trouxe mais informações sobre este sistema, inclusive, falando sobre linhas de financiamentos disponíveis.

O engenheiro agrônomo José Cláudio Secchi Motta, assistente técnico regional da Emater, comenta que o Brasil tem uma uma matriz geradora de energia bem mais limpa que outros países. “Temos uma amplitude geográfica e uma insolação muito boa, porém estamos muito a quem de países pequenos, onde o Brasil produz 10% do que a Espanha gera”, informou.


Ele afirma que, muito além da questão ambiental, tem o retorno econômico. “O investimento realizado na implantação do sistema fotovoltaico na área urbana, o retorno vem entre 4 a 6 anos, ou seja, a partir disso você continua gerando energia, sem pagar a mais por isso, tendo uma durabilidade de, no mínimo, 25 anos”, assinalou.

Luiz Corrêa Noronha, vice-presidente, diretor de Planejamento e siretor Financeiro do BRDE, falou dos recursos disponíveis. “Temos recursos do BNDES, abrangendo pequenos a grandes projetos energéticos. Também dispomos do Fundo Clima, via Ministério do Meio Ambiente, mas que são limitados em razão da grande procura, por apresentar juros baixos e prazos razoáveis”, pontuou.


Ele destaca ainda que recentemente o BRDE fez duas operações internacionais de crédito que permite repassar recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento e do Banco Europeu. “Oferecem prazos bons, chegando até 15 anos, com três de carência, e valores que podem ser em Euros e Dolar e que podem ser acessados pelo Sicredi”, completou.

O Sicredi durante a programação da Exposol 2019 – Feira Internacional tem realizado diferentes atividades. Neste sábado, 4/5, às 10h, na Tenda Sicredi, será realizada a palestra “Resistências de plantas daninhas aos herbicidas”, com a professora Catarine Markus, da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A programação da Exposol 2019 – Feira Internacional segue até domingo, 5/5, no o Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz. O evento é uma promoção da Aprosol e mais informações podem ser obtidas no site www.exposol.com.br e também ser acompanhadas nas redes sociais, no Facebook e no Instagram.

O patrocínio é da Farmácias São João, Icatu Seguros, Lavoro John Deere, BS Bios, Rio Grande Seguros e Previdência, MHNet Telecom, Basso Pancotte, Intersul, Corsan, Sicredi, BRDE, Lojas Benoit, Hotel e Parque das Tuias, Banrisul Cartões Vero e Coagrisol.

O apoio é da UPF, Prefeitura de Soledade, Câmara de Vereadores, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Fetag e Emater RS. Produção cultural Lucano Cultura e Marketing e realização dos shows da B Show Produções.


Lucas Oliveira Bicudo
redacao@clicsoledade.com.br

Comentários



Notícias Relacionadas