Chitolina Imóveis

03/05/2019 - Exposol

Museu Egisto Dal Santo é uma das principais atrações da Exposol

Durante a visitação o público pode conferir quem foi Egisto Dal Santo e a história de algumas pedras preciosas.

O Museu das Pedras Preciosas e Mineralogia Egisto Dal Santo é uma das principais atrações da Exposol 2019. O local está aberto para visitação durante toda a feira. No museu os visitantes podem conhecer a história de Egisto Dal Santo, quais tipos de pedras preciosas são encontradas em Soledade, Salto do Jacuí, Ametista do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil e no mundo.

“No Museu as pessoas que entrarem vão encontrar a história de um povo contada com muita delicadeza através dos caminhos preciosos das pedras. Nós dissemos que a história desse povo trabalhador está no brilho das pedras preciosas e o museu entra como um núcleo de cultura, de identidade e de memória”, relatou Mara Muniz, coordenadora do Museu.

Dentro do museu é trabalhado também a importância dos museus no mundo. “Nesses locais que fica a identidade de um povo e a tradição. O futuro das tradições está no museu. Quando a gente fala em tradição, a gente fala além do churrasco, danças e chimarrão, a gente fala da tradição do trabalho, do amor, da dedicação e dos valores passados de pai pra filho, de família, de pertencimento de um local”, declarou Mara.

Ela relatou que hoje se vê muito o aprimoramento das pedras preciosas com a tecnologia, através das novas gerações. “Antes vendiam apenas a pedra bruta extraída do garimpo e já estava pronta pra comercializar. Agora existe o ciclo dos filhos que tiveram uma nova visão, se aprimoraram e criaram a lapidação, o polimento, as joias”, afirmou.

Além disso, as pessoas que visitam o museu aprendem sobre as pedras, pra que elas servem e qual energia transmitem. “Depois disso elas vão pra feira comprar as pedras que conheceram no museu”, ponderou a coordenadora.

O museu de Pedras Preciosas e Mineralogia Egisto Dal Santo está funcionando das 10h às 21h, sem fechar ao meio dia. A programação da Exposol 2019 – Feira Internacional segue até domingo, 5/5, no o Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz.

O evento é uma promoção da Aprosol. O patrocínio é da Farmácias São João, Icatu Seguros, Lavoro John Deere, BS Bios, Rio Grande Seguros e Previdência, MHNet Telecom, Basso Pancotte, Intersul, Corsan, Sicredi, BRDE, Lojas Benoit, Hotel e Parque das Tuias, Banrisul Cartões Vero e Coagrisol.

O apoio é da UPF, Prefeitura de Soledade, Câmara de Vereadores, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Fetag e Emater RS. Produção cultural Lucano Cultura e Marketing e realização dos shows da B Show Produções.


Redação
redacao@clicsoledade.com.br

Comentários



Notícias Relacionadas