Chitolina Imóveis

02/05/2013 - Exposol

Mensagens são enviadas por pombos correios durante a Exposol 2013

Mensagens foram enviadas para veículos de comunicação do Estado

Integrando a programação da Feira de Pequenos Animais, na manhã de hoje (2) aconteceu o envio de mensagens por meio de pombos correios. O ato contou com a presença da corte da EXPOSOL 2013, do gestor geral da APROSOL, Olavo Valendorff, do prefeito Paul o Cattaneo, de Glaura Brockstedt, e do coordenador da Feira de Pequenos Animais, Edu Pimentel. Estudantes da Escola Alvaro Leitão também prestigiaram o ato.

Os animais levaram anexados em suas patas mensagens que foram levadas para RBS e demais órgãos de imprensa de Porto Alegre e de Passo Fundo. "Isto é a prova da capacidade destes animais. Já tivemos revoadas de São Paulo, Montevidéu, Bueno Aires, Curitiba, entre outros locais. Já tivemos registros de ter alcançado mil quilômetros de distância", conta Pimentel. Os pombos que voaram para Porto Alegre levaram cerca de 3h30min e para Passo Fundo, o tempo de viagem foi de 30 a 40 minutos. Em torno de 10 pombos foram soltos.

Os pombos correio têm um "instinto natural" parecido com o de aves migratórias. A visão privilegiada permite que localizem pontos de referência com facilidade. Eles se orientam pela posição do Sol e possuem uma "bússola natural", formada por partículas de magnetita no bico. O mineral apontaria o norte da Terra. Os pombos-correio são usados há muito tempo, inclusive na Primeira Guerra Mundial. Sem comunicação por rádio, eles levavam recados entre os batalhões.


Lucas Bicudo
redacao@clicsoledade.com.br

Comentários



Notícias Relacionadas