16/09/2014

O cultivo da tradição gaúcha vivenciado em Café de Chaleira na UPF

Evento reuniu colaboradores da Instituição em atividades relacionadas com a semana dos festejos farroupilhas
   

Para celebrar a Semana Farroupilha, a Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou na manhã desta terça-feira (16/09) a oitava edição do Café de Chaleira. Professores, funcionários e estagiários da Instituição se reuniram nas dependências da Associação dos Funcionários da Fundação Universidade de Passo Fundo (AFFUPF), onde puderam vivenciar momentos de interação e cultivo das tradições gaúchas.

Durante a solenidade, a chama crioula foi acesa pelo Grupo Cultural e Tradicionalista Cavaleiros do Planalto Médio. Além disso, os presentes tiveram a oportunidade de lembrar os festejos farroupilha através do buffet, constituído de comidas que fazem parte da cultura gaúcha, e da apresentação do Grupo de Danças Folclóricas da UPF, que demonstrou algumas danças tradicionalistas. O reitor José Carlos Carles de Souza destacou o ato simbólico da chama e o envolvimento da Universidade com as tradições do Estado. “Ao longo de sua história, a UPF sempre contou com a participação de pessoas do Rio Grande ligadas às tradições. É preciso manter firmes e acesos os costumes do nosso povo”, comentou.

O presidente da FUPF, Alexandre Augusto Nienow, relatou que na Semana Farroupilha, além de cultuar as tradições, é necessário reverenciar o trabalho de construção do Estado e das fronteiras brasileiras feitas por gaúchos. Já o presidente da AFFUPF, André Luis Camargo, mencionou a importância de ensinar as tradições para as crianças.

Autoridades tradicionalistas

Representantes que mantêm viva a tradição acompanharam o Café de Chaleira. A coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Gilda Galeazzi, salientou que o Rio Grande do Sul, dentre os 27 estados da Federação, possui uma identidade própria, que pode ser vista por meio do linguajar, da gastronomia, e principalmente dos valores ético-morais. Comandante da cavalgada que trouxe a chama até a Associação, Gilberto Zanin de Souza, ressaltou a grande responsabilidade de conduzir a chama crioula, já que a mesma representa 160 entidades que compõe a 7ª Região e mais de 40 municípios.

Também estiveram no local à vice-reitora de Graduação, Rosani Sgari, a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Dalmolin, o vice-reitor Administrativo, Agenor Dias de Meira Junior, o presidente da Associação dos Professores da FUPF, Edson Santos Acco, o vice-prefeito Juliano Roso, o presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, Marcio Patussi, o patrão do Grupo Cultural e Tradicionalista Cavaleiros do Planalto Médio, Antonio Geolar Kurtz, e o tradicionalista Orlei Vargas Caramez.


Redação
redacao@clicsoledade.com.br

   
Fotos Adicionais
Foto: Ge Casagrande
Foto: Ge Casagrande
Foto: Ge Casagrande
Foto: Ge Casagrande
Comentários
Notícias Relacionadas