14/09/2019

Coagrisol é homenageada na 53ª Ronda Crioula do CTG Marciano Brum

Na ocasião foi exaltada a pujança da cooperativa, fundada em setembro de 1969 por 135 agricultores
   

No ano em que a Coagrisol completa 50 anos de existência, a patronagem do CTG Marciano Brum presta homenagem a empresa durante sua 53ª Ronda Crioula. Na noite desta sexta-feira, 13/9, aconteceu a solenidade de abertura, quando foi exaltada a pujança da cooperativa, fundada em setembro de 1969 por 135 agricultores.

Atualmente, a Coagrisol está presente em 25 municípios, com 56 unidades de negócios, entre elas, de recebimento de grãos, supermercados, lojas de móveis, eletro, material de construção e agropecuárias. Em 2018, o faturamento foi superior a R$ 1,2 bilhão, seu quadro social supera 15 mil cooperados e conta com mais de 550 colaboradores.

O presidente, José Luiz Leite dos Santos, agradeceu a iniciativa da entidade pela homenagem. “Patrão Milton e Giovana, em nome de vocês quero agradecer a toda diretoria da entidade que uniram orças para que nesta Ronda Crioula pudéssemos homenagear a nossa cinquentenária Coagrisol. Para nós é muito importante receber esta homenagem desta grande entidade”, afirma

Aproveitou para recordar os 135 agricultores que foram os fundadores. “Homens de bem, se uniram para semear o cooperativismo. Há 50 anos somos guerreiros, pessoas tradicionalistas que cultivam o cooperativismo e o tradicionalismo. Ideais que caminham sempre juntos e são formados de pessoas como todos nós estamos aqui reunidos para confraternizar e comemorar as tradições”, finalizou.

História
A criação da cooperativa foi uma iniciativa de um grupo de agricultores liderados por Egydio Pederiva (in memorian). Ele percorreu as comunidades fazendo a mobilização, organizou toda a documentação, inclusive estatuto social, e encaminhou aos órgãos competentes o pedido de obtenção oficial para a fundação da Coagrisol.

O surgimento ocorreu durante a comemoração do dia do colono, no então distrito do Mormaço, no dia 25 de julho de 1969, cuja constituição oficial foi em 22 de setembro do mesmo ano. Os 135 agricultores que se inscreveram como sócios e assinaram a ata de fundação, pertenciam aos municípios de Soledade, Arvorezinha, Barros Cassal e Fontoura Xavier.

Hoje tem como missão contribuir para o desenvolvimento econômico e social dos associados, colaboradores e comunidade, através da busca pela excelência em suas atividades. Sua visão é ser uma cooperativa de referência regional na gestão e no desenvolvimento do agronegócio autossustentável.


Lucas Oliveira Bicudo
redacao@clicsoledade.com.br

   
Comentários
Notícias Relacionadas