14/09/2019

Programação dos Festejos Farroupilha é aberto oficialmente em Soledade

Representantes das entidades tradicionalistas estiveram participando da solenidade que aconteceu neste sábado (14)
   

Os Festejos Farroupilha em Soledade foram abertos oficialmente na tarde deste sábado, 14/9, no Rancho Jesus Marodin. Representantes das entidades tradicionalistas do município estiveram prestigiando, quando foi realizado o acendimento da Pira Farroupilha com a centelha da chama crioula trazida por dois policiais da Brigada Militar.

Na ocasião, também foi realizado o descerramento da placa que fixada junto ao monumento do Laçador. O ato foi uma homenagem a Paixão Cortes, pai do tradicionalismo gaúcho e que neste ano é lembrado durante a Semana Farroupilha. Igualmente foi homenageada a família Marodin, uma vez que o rancho construído foi nominado de Jesus Marodin.

O filho José Ortiz Marodin diz que é motivo de satisfação ter esta deferência ao seu pai. “Ele era um apaixonado pelo tradicionalismo e viveu isso durante toda a sua vida e nos deixou no dia 5 de julho de 1987. Tenho certeza que lá na estância derradeira ele continua sendo este baita tradicionalista. Obrigado por esta lembrança”, salienta.

Marilda Borges Corbelini, vice-prefeita e coordenadora das atividades da Semana Farroupilha, lembra que neste ano são homenageados Paixão Cortes e as mulheres. “Eu considero ele um ícone do tradicionalismo gaúcho, pois iniciou o movimento no Estado. Já a figura feminina é primordial, pois nenhuma entidade pode ser concebida sem elas, que não medem esforços para ajudar”, assinala.

Representando o legislativo, o vereador Gustavo Baldissera destaca que esta é a data máxima do gaúcho. “É o momento em que vários CTGs estão festejando a nossa cultura e desta maneira temos que nos unir e participar das programações. Soledade, com certeza, permanece como uma as cidades mais autênticas do Rio Grande do Sul”, garante.

Por fim, o prefeito Paulo Cattaneo observa que embora seja dado início oficialmente das atividades no município, muitas entidades tradicionalistas já começaram suas atividades há alguns dias. “Isso é a prova do entusiasmo característica da espontaneidade do povo de Soledade, que temos essa expectativa a cada ano. Que possamos ter mais uma grande Semana Farroupilha”, concluiu.











Lucas Oliveira Bicudo
redacao@clicsoledade.com.br

   
Comentários
Notícias Relacionadas