Organização comemora sucesso do Festival Internacional de Folclore

Evento encerrou no último domingo (23), em Soledade, levando ao palco grupos estrangeiros e nacionais
(Foto: Gilberto Silva / ClicSoledade)
(Foto: Gilberto Silva / ClicSoledade)

Singapura, Chile, Uruguai, Paraguai, Porto Alegre, Gravataí, Caxias do Sul, Não-Me-Toque, Machadinho e Soledade. Estes foram os países e cidades que passaram pelo palco do IV Festival Internacional de Folclore, encerrado no último domingo, 23/8, e que trouxeram um pouco de suas culturas na performance das coreografias e na execução das músicas.

Foram sete apresentações ao longo dos quatro dias de evento, além das programações paralelas, como desfile pela Av. Marechal Floriano Peixoto, cerimônia de agradecimento pela participação dos grupos, Missa Folclórica e oficina de integração entre os participantes.

Ao finalizar mais uma edição, o presidente Vasco Portella Carneiro declarou estar realizado e satisfeito. “Meu sentimento é de dever cumprido, embora a apreensão em razão das dificuldades financeiras, conseguimos proporcionar um Festival acima do esperado, com a presença de grupos de qualidade, que apresentaram verdadeiros espetáculos em cima do palco, mostrando ao público um pouco das suas culturas”, ponderou.

folclore-1

Ele salienta que a cada ano procura melhorar a organização. “Felizmente só recebemos elogios e palavras de incentivo, dizendo estar encantados com o nível do nosso evento, que se compara com festivais da Europa. Isso nos deixa contentes, pois são meses de trabalho para que tudo de certo”, afirmou.

Por fim, Vasco agradeceu a equipe de voluntários que esteve trabalhando durante todos os dias. “Tive a colaboração dos meus alunos e seus pais do CTG Argemiro Martins Pinto, a equipe e direção da Soled’art, a minha família e amigos, bem como a todos os patrocinadores e apoiadores, a Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores e imprensa que contribuíram para que a quarta edição do Festival Internacional de Folclore de Soledade fosse um sucesso”, concluiu.

folclore-2

Participaram do evento os grupos: Sri Warisan, de Singapura; Ballet Folclorico de Liquique Pachamama Arapu, do Chile; Ballet Tierra Adentro, do Uruguai; Elenco Artistico Tetagua Kyrey, do Paraguai; CTG Imigrantes e Tradição, de Caxias do Sul; Dança do Leão Chinês, Porto Alegre; Cia de Dança WJ Fitness, de Não-Me-Toque; CTG Aldeia dos Anjos (elenco juvenil), de Gravataí; Grupo Folclórico Gritos de Liberdade, de Machadinho; e Vale da Tradição, de Nova Alvorada.

As entidades de Soledade: CTG Trempe de Aço; Grupo Berimbauê de Capoeira CRAS; CTG 3 Coqueiros; CTG Querência do Botucaraí; CTG Marciano Brum; Oficinas do Centro Cultural; GAN Vaqueanos da Cultural; Agrupamento Biriva Os Madrinheiros, CTG Argemiro Martins Pinto e Promuati.



Parceiros da Cobertura

  • Client Logo
  • Client Logo
  • Client Logo
  • Client Logo
  • Client Logo
  • Client Logo
  • Client Logo