Benefícios do esporte para a saúde física e o convívio social

Por - 27/03/2017
Young woman and man working out indoors. Two people streching their legs on the floor of a gym.

O esporte em geral traz benefícios para a saúde física e melhora o convívio social da espécie. O esporte é um dos meios de interação que mais fornecem subsídios para compreensão e adequação ao meio. Desde a contribuição para o bem-estar individual e coletivo a comunicação e interação entre os seus participantes as vantagens são muitas.

Praticar atividades físicas contribui para a diminuição de problemas e doenças crônicas, sem falar que ajuda a superar dificuldades e mostra que todos são capazes de vencer as barreiras que aparecem.Fazer exercícios pode melhorar a autoestima, combater a indisposição e até mesmo melhorar a memória.A prática de esportes proporciona benefícios significativos aos seus praticantes, um exemplo claro, a melhora no convívio social, pois necessita de contato e interação entre os seus praticantes. Até mesmo os esportes individuais como a natação, que pode ser praticado em grupos, proporcionando também oportunidades de seus praticantes construírem novas amizades.

Um dos benefícios mais cobiçado por quem busca a prática de esportes é o bem estar com a imagem, a mudança do corpo. A atividade física proporciona modificações deixando o corpo mais forte, saudável e também conquistas proporcionadas pelo esporte dando maior confiança,  que interfere muito na autoestima do praticante.

Quem pratica esporte garante que: a atividade física é a inimiga número um da preguiça. Durante a prática, a atividade física se torna cansativa, porém, depois do seu término, o efeito é o inverso, sobra disposição para o trabalho e lazer. Durante qualquer atividade física o cérebro libera “endorfina”, que é o hormônio responsável por diminuir o estresse, deixando o corpo mais relaxado.

Um ponto que vem sendo estudado e analisado, mas que ainda não houve nenhuma confirmação é que, o esporte pode ser um grande aliado contra a ansiedade. A concentração no treino pode ajudar a esquecer, por algum tempo, os problemas que causam a ansiedade, o que já desponta como grande benefício.Um estudo realizado pela Unicamp apresentou que a prática de artes marciais, dança, natação e corrida favorecem para o melhor bombeamento de sangue para o cérebro e outras partes do corpo, além de estimular novas sinapses – conexões entre os neurônios – e também melhorar a comunicação entre as células nervosas. Tudo isso deixa o raciocínio mais rápido e melhora a memória. Prevenindo doenças como Alzheimer e outros.

Os exercícios físicos melhoram os níveis de “serotonina” e “dopamina” que são responsáveis pela melhora no humor. O organismo só funciona se houver um equilíbrio entre o organismo e o psicológico. Se uma pessoa está triste e consegue ânimo pra se exercitar ela também vai conseguir superar dificuldades psíquicas. Distrair-se, conviver com pessoas diferentes, se divertir e esbanjar a energia que o treino proporciona também contribuem para o bom humor.

Estudos realizados no American College Sports Medicine (EUA) descobriu que a prática de pelo menos 30 minutos diariamente proporciona uma melhor noite de sono. Noites mal dormidas levam ao cansaço durante todo o dia, perda de memória, entre outros problemas. A endorfina é associada às boas noites de sono e este é um dos hormônios liberados durante a prática de atividades físicas.

A prática de esportes proporciona um sono mais profundo e descansado, deixando o corpo mais relaxado e com disposição para o dia seguinte, mas o ideal é praticar atividades físicas pelo menos quatro horas antes de dormir, pois a elevação de temperatura do corpo pode atrapalhar o sono.Ou seja, os esportes em geral trazem benefícios de todos os tipos para seu praticante. Desde bem-estar físico até o bem-estar psicológico.

Disponível em: https://juhbergerms.wordpress.com/2013/05/06/beneficios-do-esporte-para-a-saude-fisica-e-o-convivio-social/