Soledadenses completam competição internacional pedalando 1000 km

Por - 15/11/2017

Quem observa os ciclistas, que rotineiramente circulam pelas ruas de Soledade e região, não imagina o potencial destes atletas, que aos poucos têm se destacado pela participação em competições onde mais do que saber pedalar é necessário muita coragem, e é claro força física.

Prova deste potencial é a participação de dois ciclistas de Soledade no BRM 1000 Internacional, onde os soledadenses Maurício Lodi e Diego Maciel completaram nada menos que 1000 quilômetros pedalando. O trajeto partiu de Bagé e foi até a cidade de Punta del Leste, no Uruguai, retornando em seguida a Bagé. Os competidores iniciaram o trajeto no dia 11/11 e encerraram nesta terça-feira, 14/11. O evento é realizado pelo Clube Audax Bagé.

Conhecido internacionalmente como Randonneur, o Audax é um evento de ciclismo de longa distância e não competitivo. O foco é percorrer longas distâncias em seu próprio ritmo (allure libre). Não há prêmio por ordem de chegada, pois é um desafio individual, onde cada ciclista procura completar o percurso conforme suas condições, dentro do limite de tempo estipulado para cada distância. As distâncias homologáveis, conhecidas como BRMs – Brevets Randonneurs Mondiaux, e seus respectivos tempos limites são 200 km (13h30), 300 km (20h), 400 km (27h), 600 km (40h) e 1000 km (75h).

Esta modalidade de andamento livre é regida, mundialmente, pelo Audax Clube Parisien e, nacionalmente, pelo Randonneurs Brasil.