Programas Sociais da Sicredi prosseguem através de plataformas virtuais

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em tempos de isolamento social e recesso dos encontros presenciais nas escolas, a Sicredi Botucaraí RS/MG mantém ativos os vínculos e atividades dos programas sociais Programa A União Faz a Vida (PUFV) e Cooperativas Escolares por meio de conexões virtuais. Entre as plataformas digitais mais utilizadas estão o Google Classroom e o Microsoft Teams.

No Programa A União Faz a Vida, a Cooperativa está proporcionando, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, a formação online “Conectando Saberes na Cultura Digital”, onde os educadores são estimulados a desenvolver novas competências relacionadas à cultura digital e à chamada “Educação 4.0”.

Através de inscrições voluntárias, a capacitação teve grande procura: mais de 260 educadores das Redes Municipais e Estaduais de Educação estão participando. Quem conduz a formação é o time de assessoras pedagógicas da Logos Consultoria.

Já o movimento virtual das Cooperativas Escolares – voltado para os professores orientadores, diretores e demais educadores interessados – está proporcionando aulas virtuais sobre diversas temáticas relacionadas ao cooperativismo escolar, como: pilares de sustentação e rotinas das Cooperativas Escolares, legislação, objeto de aprendizagem, mediação e novas metodologias. A formação é ministrada pela Marini Coop.

Para o presidente da Sicredi Botucaraí RS/MG, Carlos Rogério Matuella, tais conexões digitais demonstram o empenho da Cooperativa em manter, mesmo em tempo de isolamento social, o propósito dos programas sociais nas escolas ativo e em consonância com as necessidades da comunidade escolar.

“Seguimos com o objetivo de cumprir nossa missão como Cooperativa, que é de auxiliar no desenvolvimento das comunidades onde atuamos. O PUFV e as Cooperativas Escolares são ferramentas de apoio à educação local, fomentando a cooperação e a cidadania na vida de crianças e jovens”, destaca.

De acordo com a assessora pedagógica do PUFV, Mara Schiefelbein Gomes, o trabalho na sala de aula online tem sido gratificante. “Muitas professoras estão aprendendo e utilizando ferramentas que não conheciam e que estão tendo a oportunidade de experienciar. Recebemos relatos de que se divertiram com as experiências e que conseguem ver possibilidades de ações para as atividades remotas ou futuras que precisam realizar com seus estudantes”, comenta.

Programas na Sicredi Botucaraí RS/MG
O Programa A União Faz a Vida é o principal programa social do Sicredi e objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Na região da Sicredi Botucaraí RS/MG, o PUFV conta a parceria das Secretarias de Educação Municipais de Arvorezinha, Fontoura Xavier, Ibirapuitã, Mormaço, Nova Alvorada, Pouso Novo, São José do Herval e Soledade.

Em 2019, o Programa envolveu, ao todo, 600 educadores e 4.500 crianças e adolescentes, em 41 escolas. A Sicredi Botucaraí RS/MG também fomenta e apoia o desenvolvimento de quatro Cooperativas Escolares: Joacoop (EEEF Joaquim Gonçalves Ledo, de Mormaço); Cooplemor (EEEF Leonel de Moura Brizola, de Ibirapuitã); Coopercila (EEEF Dona Darcila, de Soledade) e Coopeag (EMEF Angelo Guerra, de Soledade).