Presidente da Amasbi e Amaja faz reunião com Secretário da Agricultura do RS

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A situação dos avicultores da região, após a interdição do frigorífico da JBS em Passo Fundo foi tema de uma reunião com o Secretário Estadual da Agricultura. A videoconferência aconteceu na tarde desta terça-feira, 19/5, e solicitada pelo presidente da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí (Amasbi) e da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja).

Inicialmente, Cláudio Alflen, que também é prefeito de Victor Graeff, falou da preocupação dos gestores da região em relação a falta de escoamento da produção, temendo o abate dos animais. Ele destacou os impactos econômicos, citando o exemplo de seu município. “Aqui a avicultura representa aproximadamente 5% do setor agropecuário”, salientou.

Representando os avicultores da região, Alexandre Arent, relatou que mesmo com o retorno das atividades do frigorífico, prejuízos já foram contabilizados como a morte de frangos e perdas financeiras. “Normalmente as aves são transportados para abete com 28 dias, agora já estão com 42 dias. Isso impacta negativamente em todo ciclo de produção”, ressaltou.

O secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho, também demonstrou preocupação com a situação. Explicou que durante o período de interdição dos frigoríficos as secretarias estaduais de Agricultura e Saúde articularam com o Ministério Público o retorno das atividades, buscando minimizar os prejuízos.

Ainda, diante do relato do avicultor, observou a questão de prorrogação de prazos de pagamento de financiamento para os produtores integrados a JBS.

Também participaram da reunião prefeitos da região, o coordenador de bancada da Assembleia Legislativa, Flávio Lammel, representando o deputado estadual Aloísio Classmann e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Victor Graeff, Volnei Schreiner.