Tempo muda, chuva chega e temperaturas caem ao longo da semana no RS

Foto: Arquivo / ClicSoledade
Foto: Arquivo / ClicSoledade

A semana começa com mudança do tempo no Rio Grande do Sul, onde os institutos de meteorologia apontam chuva e queda na temperatura. Na região de Soledade, as precipitações devem cair entre o final da tarde e o período da noite desta segunda-feira, 11/5, sendo que o dia terá de sol entre nuvens, com temperaturas em elevação.

Já partir da madrugada de terça (12), as instabilidades se espalham por todo Estado. As pancadas de chuva podem ser fortes e volumosas em alguns pontos, onde o risco de temporais é maior. Em função das pancadas de chuva e da maior cobertura de nuvens, as temperaturas não devem subir muito, ficando entre 18°C e 22°C na maioria das áreas.

Na quarta-feira (13), o rápido aprofundamento de um sistema de baixa pressão e posterior formação de um Ciclone Extratropical deve impulsionar o avanço da Frente Fria pelo Sul do Brasil. A propagação deste sistema ainda deve causar pancadas de chuva por todo estado e que ainda podem vir acompanhadas de trovoadas, com chance de temporais isolados, na primeira metade do dia em todas as áreas gaúchas e da tarde para noite, somente em áreas do Norte e Nordeste do RS.

Entre o final da quarta-feira e ao longo da quinta-feira (14), a advecção fria (ou incursão de ar mais frio de origem polar) ocasionada pela aproximação de uma massa de ar frio e seco (anticiclone) pela Argentina e Uruguai associada aos ventos que passam a soprar do quadrante Sul e Sudoeste, devem derrubar novamente as temperaturas com intenso resfriamento e sensação de frio, especialmente entre a noite e madrugada, além de trazer o retorno do tempo mais seco.

O amanhecer de quinta-feira (14) terá temperaturas entre 0°C e 5°C (localmente menores) no Uruguai e em diversos pontos do Sul do RS (onde há condição para formação de geada) e abaixo dos 10°C de forma generalizada, exceto em áreas do Litoral. A quinta-feira será marcada por sol entre nuvens entre o RS e SC e em função da atuação da massa de ar polar, as temperaturas não devem subir muito, ficando abaixo de 20°C em todas as regiões e abaixo de 15°C nas regiões de maior altitude.

Na sexta-feira, o tempo fica firme no RS e Uruguai, onde as menores temperaturas devem ser registradas, com marcas entre 3°C e 8°C na maioria das regiões, com valores localmente menores, inclusive com marcas negativas e chance de formação de geada. Durante a tarde, mesmo com a presença do sol, as temperaturas devem ficar menores que 20°C em todo estado.

No RS, os acumulados de chuva devem ficar de maneira geral entre 30/60 mm, mas que localmente podem se aproximar ou passar dos 100 mm. As áreas de Fronteira com o Uruguai devem ser as que terão menos chuva (em média < 20/30 mm). Os volumes de chuva ainda serão insuficientes para reverterem a baixa dos mananciais no RS, mas em vários locais deve contribuir para uma melhora.

*As informações são da Sigma Meteorologia.