Soledade está entre os municípios com leitos de UTI financiados pelo Estado

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Rio Grande do Sul possui aproximadamente 300 leitos de UTI que estão aguardando habilitação do Ministério da Saúde. Visando agilizar estas liberações, a Secretaria Estadual da Saúde editou uma portaria que vai viabilizar o imediato funcionamento de 136 leitos em todo o Estado, entre eles, no Hospital de Caridade Frei Clemente (HCFC).

O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite em transmissão ao vivo nesta segunda-feira, 4/5. A casa de saúde de Soledade foi habilitada com quatro leitos, porém a direção aguarda a autorização de outros dois, totalizando 6 leitos. “Transformamos a UTDA em leitos para atender exclusivamente pacientes diagnosticados com Covid-19”, explica Carlos Alberto Rocha.

A regulação para ocupação destes leitos será feito pela Central do Estado, sendo que será repassado valor de R$ 1,6 mil de diária, pagos com recursos próprios do Governo. O presidente do HCFC diz que tudo está pronto, com equipe e equipamentos para imediato funcionamento.

Ao todo, serão 18 hospitais contemplados com esta iniciativa do Governo do Estado. As casas de saúde estão localizadas nos municípios de Soledade, Passo Fundo, Erechim, Cruz Alta, Torres, Tramandaí, Viamão, Capão da Canoa, Dom Pedrito, Rio Grande, Bagé, Santo Ângelo, Alegrete, São Gabriel, Faxinal do Soturno, Santa Maria, Tenente Portela e Sapiranga.