Soledade está entre os municípios com restrição ao funcionamento do comércio

Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini
Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite, durante transmissão ao vivo na tarde desta quinta-feira, 30/4, apresentou novas regras a serem cumpridas pelos gaúchos. Especificamente para as regiões de Passo Fundo e Lajeado, em virtude do aumento no número de casos confirmados e óbitos, terá restrições específicas para municípios localizados nestas regiões.

Soledade é uma das cidades que será atingida por estas regras, que regulamenta o fechamento do comércio. Os municípios próximos que também se enquadram são Arvorezinha, Barros Cassal, Espumoso, Fontoura Xavier, Ibirapuitã, Mormaço, Tio Hugo, São José do Herval, entre outros. Confira a lista completa neste link: cidades.

Com a proximidade do Dia das Mães, data que envolve grande movimentação comercial, o decreto permitirá a possibilidade de compras via drive thru, take away (pague e leve) e delivery. “Entendemos que o comércio pode e deve ter, minimamente, condições de extrair alguma receita com a data comemorativa, porque projetamos conviver com esse cenário de restrições por um longo período”, explicou Leite.

Também foi apresentado uma formatação prévia do modelo de distanciamento controlado que entrará em vigor no Rio Grande do Sul ao longo do mês de maio. Antes disso, o Comitê de Dados e de Saúde, vinculado ao Gabinete de Crise do Estado, receberá sugestões até 2 de maio e fará eventuais atualizações na estratégia.

O Estado é dividido em 30 Regionais de Saúde. Para o acompanhamento dos indicadores, o governo uniu algumas delas, a partir de critérios como os hospitais de referência para leitos de UTI, e optou por utilizar 20 regiões no modelo de distanciamento controlado.