Caminhoneiros são vacinados em postos da PRF nas estradas federais no Estado

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil
Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

O Governo do Estado está organizando com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e municípios a logística para operacionalizar a vacinação dos motoristas de caminhão que fazem o transporte de cargas pelas estradas do Rio Grande do Sul. A estratégia é disponibilizar aos caminhoneiros as doses da vacina contra a Influenza em 13 postos de atendimento da PRF no território gaúcho e evitar que o motorista tenha de ingressar nas áreas urbanas. O trabalho faz parte de uma operação nacional da PRF com participação do Ministério da Saúde e dos governos estaduais e municipais. No RS, conta ainda com a parceria do Exército.

A Secretaria da Saúde, por intermédio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e das Coordenadorias Regionais de Saúde, fez contato com os municípios em que os postos da PRF estão localizados, visto que a aplicação das doses fica a cargo das vigilâncias municipais. A participação destas é de vital importância para o sucesso da estratégia.

O posto de atendimento em São Borja, na BR-285, começou na segunda-feira (20) a aplicação da doses, ministrada por servidores da vigilância do município. A informação é da Superintendência da PRF no Estado. A lista de municípios e a localização dos postos é a seguinte:

A importância do engajamento dos municípios é reforçada pela necessidade de coleta dos dados dos motoristas vacinados para inclusão no sistema de saúde. O correto acondicionamento e transporte das vacinas das unidades municipais até os locais de aplicação também ficam a cargo das vigilâncias municipais.

O Ministério da Saúde incluiu caminhoneiros, motoristas de transportes coletivo e trabalhadores portuários na segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que começou no dia 16 de abril. As três categorias se juntam ao grupo prioritário que também contempla doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Vale destacar que o RS já atingiu a meta de vacinação de idosos, tendo aplicado até segunda-feira 96,7% do total de doses destinadas ao público-alvo (vale lembrar que a meta é de 90%). Foram 1.420.167 doses aplicadas em idosos (público-alvo estimado pelo Ministério da Saúde em 1.467.957).

No total, o Rio Grande do Sul já aplicou 1.755.754 doses de vacina contra a Influenza nos diferentes públicos-alvo, tendo projetada a aplicação de 4.405.515 de doses até o final. A campanha se iniciou em 23 de março e vai até 22 de maio. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no sábado, dia 9 de maio.