Empresas da região recebem visita de membros do APL de Pedras, Gemas e Joias
O gestor, Edivaldo S. Santos, e o técnico ambiental, Érico Batista, estiveram em Espumoso, Campos Borges e Salto do Jacuí

O gestor do APL de Pedras, Gemas e Joias, Edivaldo S. Santos, juntamente com o técnico ambiental, Érico Batista, estiveram na segunda-feira, 17/11, em Espumoso, Campos Borges e Salto do Jacuí. Em visita a algumas empresas, foram apresentadas as ações que pretendem ser desenvolvidas com o setor pedrista, bem como repassadas algumas orientações.
Conforme destaca Edivaldo, se explanou sobre a importância que o APL tem na cooperação entre as empresas, seja ela pequena, média ou grande. “Mostramos que valorizamos a cooperação, o aprendizado coletivo, o conhecimento e a capacidade inovadora de cada estabelecimento. Da mesma forma, trabalhamos para que aumentem sua competitividade sustentável, fortalecendo os mecanismos de governança”, ponderou.
O gestor salientou que durante as visitas, muitos empresários relataram não ter ouvido falar sobre o APL ou até mesmo que tinham conhecimento sobre alguma ação que já havia sido desenvolvida. “Deste modo, pedimos que todos começassem a participar dos cursos, seminários e feiras que iremos promover a partir de agora, pois nestas atividades sempre abordamos assuntos que são de interesse do segmento”, aduziu.
Érico Batista aproveitou para verificar como estão as questões ambientais das empresas, entre eles, como procedem com a destinação dos resíduos e efluentes. “Foram passadas orientações especificas para cada empresário. Por exemplo, para aqueles que trabalham com tingimento, apresentei o projeto de uma estação de tratamento de efluentes”, citou.
O técnico ambiental também explanou sobre a importância de se ter caixas separadoras de água e óleo, com reciclo de efluentes. Também foi comentado sobre possíveis melhoramentos nas máquinas utilizadas para o corte das pedras, bem como na viabilidade da substituição do óleio diesel.
Por fim, Edivaldo e Érico estiveram no Departamento de Meio Ambiente de Salto do Jacuí, onde foram recebidos pela assessora Cleonice Antônia Moro Fredi. Na oportunidade, foi demonstrado o interesse de ajudar e prestar suporte para as empresas do setor pedrista do município. “Ela agradeceu nossa visita e disse que está disposta a colaborar conosco no que for necessário, para oportunizar que o segmento cresça economicamente, socialmente e ambientalmente”, concluiu o gestor do APL de Pedras, Gemas e Joias.
As empresas visitadas pelos técnicos foram: em Espumoso, Mess Pedras Preciosas LTDA; em Campos Borges, Cristiano e Elizandro Mineração, Indústria e Comércio de Pedras LTDA-ME e Ladimir Sbruzzi; e em Salto do Jacuí, Gilmar Lopes de Souza, Gilberto Barbosa Kaciava, Ricardionis Marion dos Santos, Deonir Martinho, Rodrigo O. de Brandão Lapidação, Valdomiro Gamst Robinson e Gildo de Oliveira Brandão.
APL de Pedras, Gemas e Joias promove workshop com Felipe Borba
Durante a palestra foram abordados temas como vendas, motivação e relacionamento interpessoal
APL de Pedras, Gemas e Joias realiza plantio de árvores no Salto do Jacuí
Atividade em prol do meio ambiente envolveu 10 empresas do município e as mudas foram plantadas no Distrito Industrial
Meio Ambiente é tema de palestra promovida pelo APL de Pedras Gemas e Joias
Luciano Chiarelli, presidente da ONG Sopro da Vida, foi quem conversou com os empresários e representantes de entidades
Lucieli Senger
Gestão escolar e avaliação da aprendizagem: uma relação necessária
Giandra Moraes
A Importância do ato de brincar
Shaiane Silva Haas
MIELOMENINGOCELE: Malformação/Superação