Primeiros resultados do Programa Redes de Cooperação são apresentados

Duras redes já estão constituídas, sendo a Associação Gaúcha de Mercados (AGM) e Associação Gaúcha de Gemas, Artefatos e Joias (AGGAJ) - Rede Sul de Joias

Por Lucas Bicudo em 22/12/2014

   

(Foto: Lucas Bicudo / ClicSoledade)
Primeiros resultados do Programa Redes de Cooperação são apresentados

Com pouco mais de três meses de atividades, o programa Redes de Cooperação já possui resultados concretos no município. Na quarta-feira, 17 de dezembro, em evento realizado no auditório da UPF Soledade, foram oficialmente apresentadas e dadas posse as duas primeiras redes criadas, a Associação Gaúcha de Mercados (AGM) e Associação Gaúcha de Gemas, Artefatos e Joias (AGGAJ) - Rede Sul de Joias.

Anselmo da Silva Brum, supervisor da iniciativa, fez um relato de todo o processo. “Iniciamos com o treinamento que eu, juntamente com os consultores Rudinei Manica, Fernanda Schmitt, Mari Inês Silveira e Daiane Oliveira Pimentel participamos em Salvador do Sul. Ao longo do mês de agosto, aprimoramos nosso conhecimento sobre a metodologia do programa e estruturamos o planejamento de trabalho, para que em setembro apresentássemos oficialmente o programa”, ponderou.

Oficialmente, o Programa Redes de Cooperação tem o início das suas atividades em 28 de julho de 2014, quando foi celebrado o convênio entre a Secretaria da Economia Solidária de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sesampe) e a Fundação Universidade de Passo Fundo – Campus Soledade. A equipe tem como meta a formação de quatro novas redes, dar apoio e acompanhamento a seis redes já existentes nos Coredes Botucaraí e Produção e a expansão de 10 novas empresas nas redes já formadas.

redes-cooperação-3

Duas das ações propostas já conseguiram ser consolidadas. Uma delas é a formação da Associação Gaúcha de Gemas, Artefatos e Joias (AGGAJ) – Rede Sul Joias, que atualmente conta com a participação de 11 empresas de Soledade e tem como presidente Leonel Gonçalves, eleito em assembleia no dia 19/11. Ela tem a coordenação do consultor Rudinei Mânica, com supervisão de Anselmo da Silva Brum e apoio dos demais consultores.

Também está instituída a Associação Gaúcha de Mercados (AGM), composta por 10 empresas, sendo sete de Soledade, duas de Fontoura Xavier e uma de Tio Hugo. Fábio Teles de Souza foi escolhido em assembleia no dia 24/11 como presidente, tendo a coordenação da consultora Fernanda Schmitt, além da supervisão de Anselmo e apoio dos demais consultores.

A meta do Programa Redes de Cooperação também é formar outras duas redes, uma no setor do comércio de confecção têxtil e a outra no segmento da indústria de confecção têxtil. A equipe atualmente está acompanhando quatro redes, ambas de Carazinho, que pertencem ao Corede Produção – Rede Bom Dia de Mercados, Rede Movesca (de Moveis, Estofaria e afins), Rede Nacar (de Automecânicas) e Rede Artec (de Artesãos).

No evento, também houve a apresentação de cases de sucesso. Uma delas foi a da Redlar, de Sapucaia do Sul, quando o coordenador da equipe de negociação e ex-presidente por duas gestões, Claudio Prastes, falou das experiências e como se tornaram uma das maiores referências em redes no Estado. Da mesma forma, o presidente Iseu Olivo e o vice-presidente Darci José Strack, ambos da Rede Movesca, de Carazinho, contaram suas experiências.

Elci Aguirre, coordenadora do Redes de Cooperação em nível de Estado, esteve prestigiando o evento, e comenta que hoje são 260 Redes no Rio Grande do Sul, abrangendo 5,6 mil empresários dos mais diferentes segmentos da economia e mantendo aproximadamente 56 mil empregos diretos. “Somente em 2014, firmamos 9 convênios e disponibilizados R4 2,5 milhões para investimento no programa”, ponderou. Desde que foi implantada no Rio Grande do Sul, já foram investidos R$ 15 milhões.

Diretoria AGGAJ:
Presidente – Leonel Vieira Gonçalves – Gonsan Pedras
Vice-presidente – Raimundo Francisco Ximenes – O Ponto das Pedras
1ª Secretária – Maria Helena Moraes Almeida – Maxna Joias
2º Secretário – Mateus da Silva – Iohana Joias
Tesoureiro – Marco Antônio Rodrigues de Oliveira – M.A Lapidados

Conselho Fiscal:
1º Conselheiro – Vagner Trilha Beneduzzi – Lumieri Pedras
2º Conselheiro – Claudinei Ianzer – Bigstones Pedras e Joias
3º Conselheiro – Rita Bernardes da Silva – Silva Stones Pedras Preciosas

Conselho de Ética:
1º Conselheiro – Odir Panosso – Panosso Joias e Pedras Preciosas
2º Conselheiro – Leandro José da Silva
3ª Conselheira – Hislie Ferreira

redes-cooperação-1

Diretoria AGM:
Presidente – Fábio Teles de Souza – Mercado Soledadense, Soledade
Vice-presidente – Bruno Pinheiro – Supermercado Irmão Pinheiro, Fontoura Xavier
1ª Secretária – Raquel F. Panosso – Mercado Panosso, Soledade
Tesoureiro – Daniel Lando – Supermercado MD Economia, Fontoura Xavier

Conselho Fiscal:
1º Conselheiro – Vanderlei da Silva Malmann – Mercado Malmann, Soledade
2º Conselheiro – Paulo Cesar Doneda – Mercado Doneda, Soledade
3º Conselheira – Rejane Jaime Faller – Mercado Faller, Soledade

Conselho de Ética:
1º Conselheiro – Donizete Moraes da Silva – Mercado e Lancheria Jussara, Soledade
2º Conselheiro – Rafael Borges dos Santos – Mercado Santos, Soledade
3ª Conselheiro – Jairo Antonio Camilo – Mercado Boa Esperança, Tio Hugo

redes-cooperação-2

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade