Gestor do APL de Pedras, Gemas e Joias participa de Seminário Nacional

O evento, realizado em Criciúma, Santa Catarina, reuniu representantes dos Arranjos Produtivos de Base Mineral de todo o Brasil

Por Lucas Bicudo em 26/12/2014

   

(Foto: Divulgação APL)
Gestor do APL de Pedras, Gemas e Joias participa de Seminário Nacional

Edivaldo S. Santos, gestor do APL de Pedras, Gemas e Joias, esteve em Criciúma, Santa Catarina, entre os dias 8 e 10 de dezembro, para participar do XI Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais – APLs de Base Mineral. Este evento reuniu representantes dos Arranjos Produtivos de todo o Brasil, ocasião em que trocam experiências e debatem sobre assuntos de interesse.

Nesta edição, o foco da discussão foi sobre “Planejamento e Governança para sustentabilidade dos APLs de Base Mineral”, com o intuito de ampliar a participação do segmento nos mercados regionais, nacional e internacional.

Izaldir Sganzerla, presidente da Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai (Coogamai), que integra o APL de Pedras, Gemas e Joias, teve um espaço de 20 minutos para expor as experiências de Planejamento e Governança na entidade.

encontro-apl-1

Em paralelo ao Seminário, também aconteceu o VIII Encontro da RedeAPLmineral, voltado a divulgação e disseminação de informações e melhores práticas na cadeia produtiva do setor mineral. Foram expostas ações de gestão e inovação, divulgadas as potencialidades, debatido o plano de desenvolvimento e discutido linhas de ação estruturante, com o objetivo de contribuir para a expansão e consolidação da Rede.

Por fim, houve uma solenidade de premiação das Melhores Práticas realizadas no âmbito de empreendimentos da cadeia produtiva do setor mineral, compreendendo o processo de extração, beneficiamento e de transformação mineral, organizados sob a forma de Arranjos Produtivos Locais (APLs) de base mineral.

Edivaldo S. Santos afirma que sua participação no evento foi de grande importância, “pois além de acompanhar os debates acerca dos assuntos de nosso interesse, é um momento para troca de experiências e contatos, divulgando assim o que realizamos por aqui e conhecendo as ações desenvolvidas pelos outros APLs”, ponderou.

encontro-apl-3

O Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais – APLs de Base Mineral, foi uma realização conjunta dos Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); e de Minas e Energia (MME), do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

encontro-apl-2

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade