Ministros do Esporte e interino do Turismo destacam potencial de Porto Alegre durante Fórum Legislativo da Copa

Copa 2014

Por Redação em 15/09/2009

   

nao. (Foto: Divulgação)
Ministros do Esporte e interino do Turismo destacam potencial de Porto Alegre durante Fórum Legislativo da Copa

O Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul foi cenário nesta quarta-feira da III edição do Fórum Legislativo nas Cidades-Sede da Copa - "O Poder Legislativo fazendo parte do Time da Copa de 2014". Mais de 500 pessoas participaram do evento que encerrou no final da tarde desta segunda-feira e contou com a presença de diversas autoridades estaduais, municipais e federais.

O deputado federal Afonso Hamm (PP/RS), que coordena o Fórum, ressaltou que a Copa será uma vitrine para que o Brasil e as 12 cidades-sede se apresentem ao mundo. Ele comentou que ficará um legado para o país, que será contemplado com melhorias em infraestrutura, saúde, educação, turismo, esporte, mobilidade urbana e tantos outros setores. Hamm enfatizou sobre a importância do governo federal estudar reivindicações de diversos setores que aguardam possibilidades de redução tributária para facilitar as obras necessárias, em especial em Porto Alegre. “Estamos mobilizados para fazer o melhor nas 12 cidades-sedes e concretizar como a melhor Copa do Mundo”, ressaltou.

A Comissão de Desenvolvimento Regional e de Turismo do Senado esteve representada pelo senador Sérgio Zambiasi (PTB/RS). Ele comentou sobre a importância de conquistar recursos para mobilidade urbana. Ainda lembrou que Porto Alegre precisa de investimentos em obras, como a linha de trem na capital, construção da BR-448 e a Ponte do Guaíba.

Iniciativas do governo

Na oportunidade, o ministro do Esporte, Orlando Silva, ressaltou que a Copa do Mundo de 2014 não representa apenas a disputa entre 32 seleções de futebol com a realização de 64 jogos. Ele observou que esse é o maior evento do Planeta, que mobiliza toda a população. Silva disse que esse é o momento de divulgar o Brasil, além disso, destacou que será a maior plataforma de publicidade do país para os próximos anos. Ainda anunciou que os trabalhos do Ministério para a Copa já estão me pleno desenvolvimento e que uma das ações a serem cumpridas é audiências com os municípios para tratar dos estádios, mobilidade urbana e ações vinculadas ao setor do turismo.

Já, o ministro interino do Turismo, Mário Moysés, lembrou que o Ministério, desde 2007, está trabalhando para preparar a infraestrutura necessária para a Copa. O ministro interino anunciou que o governo federal irá alocar R$ 400 milhões em programa de qualificação profissional, que vai desde o ensino de línguas para os policiais militares e funcionários de hotéis até melhorias dos serviços da indústria hoteleira. “Vamos desenvolver ações para estimular os principais destinos brasileiros com enfoque de aumentar a visitação de turistas”, sinalizou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Ivar Pavan, sugeriu a criação de um fórum oficial estadual com o propósito de centralizar a organização da agenda, atrativos e debates com foco na Copa de 2014 no Rio Grande do Sul. Ele comentou que a finalidade é de agilizar os trabalhos referentes ao assunto e principalmente no que compete a legislação.

O secretário extraordinário da Copa, Paulo Odone, ressaltou que no momento em que o Estado se prepara para a Copa é inevitável não se pensar em questões culturais e no acolhimento dos turistas.

A mesa de abertura do Fórum também foi composta pelo secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Heitor Goularte, presidente da Frente Parlamentar do Esporte na Câmara dos Deputados, Manuela D´Ávila (PCdoB/RS); presidente da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos deputados, Silvio Torres; vice-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; o presidente da Câmara de Porto Alegre, Sebastião Melo; a gerente-geral do Comitê Organizador da Copa, Joana Havelange; representante da Federação Gaúcha de Futebol, Wesley Calegari Cárdia; coordenador da Câmara Brasileira de Turismo e presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similiares, Norton Lenhart; coordenador-geral do Comitê Executivo RS da Copa 2014, Eduardo Kenzi Antonini; vice-presidente da Fecomércio, Manuel Suárez.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade