Próxima edição do Seminário sobre Agroecologia será realizada em dezembro em Porto Alegre

Por Redação em 16/09/2009

   

nao. (Foto: )

A Comissão Organizadora está definindo a programação do X Seminário Internacional sobre Agroecologia e XI Seminário Estadual sobre Agroecologia, que será realizado de 8 a 10 de dezembro, no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa, de Porto Alegre.

Na última sexta-feira, 11, os organizadores definiram o tema central "produzindo sem degradar", que será debatido a partir dos enfoques social, cultural, econômico e ambiental. Os Seminários são realizados pela Emater/RS-Ascar, Embrapa, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Assembleia Legislativa e Governo do Estado.

"Algumas palestras estão confirmadas, como a de abertura, com a agrônoma Ana Maria Primavesi, que é considerada referência na defesa do desenvolvimento sustentável na agricultura", destaca uma das coordenadoras do evento pela Emater/RS-Ascar, Ana Valls, ao observar que Primavesi foi uma das primeiras agrônomas especialista em solos, preocupada com a questão ambiental no Brasil. "Para ela, as técnicas de plantio não deveriam competir com as leis da natureza", observa Ana.
Além de Primavesi, estão confirmados Carlos Guadarrama, da Universidade de Chapingo, que vai narrar a experiência de transição agroecológica em cultivo de flores com pequenos agricultores mexicanos; Claudia Flores, da Universidade de La Plata (Argentina), que vai falar sobre a economia da produção sustentável; Valdely Knupp, do Amazonas, que vai falar sobre o potencial econômico e cultivos agroecológicos de plantas alimentícias não convencionais; e Tarso Isaia, do Ibama do RS, que vai palestrar sobre legislação ambiental e Código Florestal.
Os coordenadores destacam que, para os Seminários realizados em Porto Alegre, em breve as inscrições estarão abertas.

Eles também lembram a realização do 6º Congresso Brasileiro de Agroecologia, que será de 9 a 12 de novembro de 2009, em Curitiba, com mais de 1.300 trabalhos nacionais e internacionais inscritos e que, neste momento, estão sendo avaliados.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade