Extensionista da Emater Regional de Soledade integra comitiva em viagem à Itália
Grupo esteve na Itália entre os dias 25/10 e 04/11

Entre os dias 25 de outubro e 04 de novembro, uma comitiva formada por integrantes do Arranjo Produtivo Local (APL) de Agroindústrias Familiares do Vale do Rio Pardo e Produção de Alimentos do Vale do Taquari, realizou uma viagem para conhecer as experiências de organização, agroindustrialização e desenvolvimento comunitário de algumas regiões italianas. Entre os integrantes da comitiva estavam o assistente técnico (ATR) de organização econômica do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, Olívio Pedro Faccin, o gestor do APL, Jesus Edemir Rodrigues, a vice-reitora da UERGS e membra do APL Vale do Taquari, Eliane Maria Kolchinski e a secretária geral na Câmara de Comércio Italiano no Rio Grande do Sul, Janice Tereza Rota, entre outros.
De acordo com o ATR, após a visitação e observação do trabalho realizado nas cidades de Veneza, Belluno e Verona, na região de Treviso; Milão, na região da Lombardia; e a cidade de Réggio Emilia, na região de Emilia Romanha, será realizado um estudo para adaptar os conceitos às condições locais, visando a implantação de um plano de desenvolvimento nas regiões dos APL’s dos Vales do Rio Pardo e Taquari. “As experiências de cooperação, valorização territorial e de economia solidária servirão de inspiração e modelo aos trabalhos de Extensão Rural, sendo que tentaremos ajusta-las às realidades das comunidades do RS”, relatou Faccin.
Durante a viagem, o grupo pode conhecer diferentes experiências e empreendimentos, como o consórcio de tutela de vinho Valpolicella, que produz e garante a qualidade dos vinhos dos pequenos produtores; a Confederação das Indústrias da Província de Belluno; a sede do departamento de políticas e cooperação internacional do governo de Vêneto, onde foram discutidas políticas de cooperação e apresentadas as potencialidades agrícolas e econômicas da região; a EXPOMILÃO, uma feira mundial de alimentos que ocorre a cada dez anos, em países diferentes, onde foram visitados os estandes do Brasil, Itália e da empresa de laticínios Granarolo; o Supermercado do Futuro; participação em evento do instituto ATÁ – carne e sustentabilidade –; e visita ao Centro de Pesquisa e Inovação, que tem um setor destinado à alimentação que se preocupa desde a nutrição dos animais até a qualidade ambiental, entre outros.
Ainda segundo Faccin o trabalho em conjunto pela valorização da agricultura é um dos pontos de destaque, bem como a força da economia solidária impulsionada pelos consumidores na região de Réggio Emilia. “A união das diferentes entidades em prol do desenvolvimento comunitário e da defesa dos interesses regionais e promoção dos produtos locais chamou a atenção. Outro fator a ser destacado é a revalorização da agricultura como atividade econômica nos últimos anos”, finaliza.
Eventos climáticos afetam safra de trigo no Rio Grande do Sul
Em regiões de clima mais quente, como as Missões, por exemplo, cerca de 50% da área já foi colhida pelos produtores
Anvisa autoriza uso de estoques de Paraquat na safra 2020/2021
Todos os membros da diretoria colegiada da entidade votaram a favor. Prazo máximo de utilização do herbicida segue um calendário regional
FecoAgro/RS apresenta plataforma digital SmartCoop voltado as cooperativas
Os produtores vão passar a fazer gerenciamento de seus talhões agrícolas, suas operações, manejos de forma digital
Lucieli Senger
Gestão escolar e avaliação da aprendizagem: uma relação necessária
Giandra Moraes
A Importância do ato de brincar
Shaiane Silva Haas
MIELOMENINGOCELE: Malformação/Superação