Solo e Manejo Integrado de Pragas serão temas de Dia de Campo em Soledade
Evento acontece na próxima sexta-feira (24/02), a partir das 13h30 no Rincão do Bugre.

Com o objetivo de demonstrar o trabalho realizado na propriedade que é uma Unidade de Referência Técnica da Emater/RS-Ascar em Soledade, será realizado na próxima sexta-feira (24/02), a partir das 13h30, um Dia de Campo sobre “Conservação do Solo e Manejo Integrado de Pragas (MIP)”, na propriedade da família do agricultor Vinícius Ottoni, que fica na localidade de Rincão do Bugre, interior do município. A expectativa é que cerca de 100 pessoas, entre agricultores familiares, agricultores empresariais, instituições financeiras, profissionais da área e autoridades de Soledade e região, participem da atividade.
Segundo o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Roger Terra Moraes, o intuito do Dia de Campo é levar informações aos produtores referente à conservação do solo, para a construção da fertilidade, a partir da biologia do solo, com o incremento de matéria seca, facilitando assim a melhora e a manutenção da estrutura física para a aumentar a disponibilidade de água para as plantas, culminando com a fertilidade física.
“Também queremos apresentar os dados do MIP e a importância do acompanhamento da lavoura através da batida de pano, para o monitoramento, a identificação, a quantificação e a evolução das pragas e inimigos naturais. Com isso, o produtor tem subsídios para a decisão de aplicar ou não, e caso aplique, que possa escolher o melhor princípio ativo para aquela situação”, explica.
Além disso, também será abordada a importância da qualidade de sementes como componente da produtividade, a importância da profundidade de plantio, da distribuição das plantas na lavoura e suas implicações, a fisiologia de plantas e sua relação com o sucesso da lavoura. Por fim, será abordada a tecnologia de aplicação de agrotóxicos, as condições ideais para a aplicação do ponto de vista de condições ambientais, do estande da lavoura, do alvo a ser atingido e do equipamento utilizado e as pontas de aplicação.
O Dia de Campo sobre Conservação do Solo e MIP é promovido pela Emater/RS-Ascar, com o apoio da Coagrisol, Embrapa, Augustin e Penergetic. Ao final das atividades será servido lanche aos participantes.
Eventos climáticos afetam safra de trigo no Rio Grande do Sul
Em regiões de clima mais quente, como as Missões, por exemplo, cerca de 50% da área já foi colhida pelos produtores
Anvisa autoriza uso de estoques de Paraquat na safra 2020/2021
Todos os membros da diretoria colegiada da entidade votaram a favor. Prazo máximo de utilização do herbicida segue um calendário regional
FecoAgro/RS apresenta plataforma digital SmartCoop voltado as cooperativas
Os produtores vão passar a fazer gerenciamento de seus talhões agrícolas, suas operações, manejos de forma digital
Lucieli Senger
Gestão escolar e avaliação da aprendizagem: uma relação necessária
Giandra Moraes
A Importância do ato de brincar
Shaiane Silva Haas
MIELOMENINGOCELE: Malformação/Superação