Espuma branca no Guaíba preocupa moradores da Zona Sul

Problema estaria relacionado com falha no sistema de tratamento do Arroio Capivara.

Por Bruno Quevedo em 04/11/2009

   

nao. (Foto: Ronaldo Bernardi)
Espuma branca no Guaíba preocupa moradores da Zona Sul

Uma espuma branca vem preocupando os moradores do bairro Ipanema em Porto Alegre. As bolhas esbranquiçadas se formaram na altura da Rua Gávea há pelo menos três semanas, conforme um vizinho. A possibilidade mais comentada na região é de que o Arroio Capivara esteja desembocando, sem tratamento, no Guaíba.

O empresário Reinaldo Frota, 53 anos, aluga barcos para passeios turísticos e está envergonhado com a situação. Ele conta que, na semana do dia 25 de outubro, ocorreram os jogos radicais na cidade e o local foi palco para o Campeonato Brasileiro de Kitesurfe. Frota emprestou a embarcação para a comissão do torneio e teve de explicar aos visitantes de outros Estados o que estava acontecendo por ali:

— Normalmente o arroio é tratado, mas algo ocorreu que o sistema não está funcionando, deve ser algum defeito no sistema de bombeamento. Algum produto químico deve ter entrado em contato com a água, formando a espuma — afirma o empresário.

O aposentado Luiz Paulo Hartz, 60 anos, morador há 35 anos da Avenida Guaíba, diz que sempre enfrentou problemas com a sujeira no Guaíba. Disse ainda que já entrou em contato com a prefeitura, que, segundo ele, oferece melhoria vez ou outra, mas não resolve o problema.

— Isso aqui é uma poluição violenta. Pelo cheiro a gente nota. Sinto o odor de casa. Quando esquenta o cheiro fica insuportável. Essa não é a primeira vez que vejo essa espuma. Tem vezes que chega a ter um metro de altura.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) se comprometeu de ir até o Guaíba e analisar a espuma nesta manhã, mas ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Fonte: zerohora.com

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade