Milhares de candidatos realizaram o Vestibular de Inverno UPF

Gabarito já foi divulgado. O listão de aprovados sai nesta segunda-feira (12).

Por Redação em 10/06/2017

   

(Foto: Leonardo Andreoli / UPF)
Milhares de candidatos realizaram o Vestibular de Inverno UPF

A Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou mais um Vestibular de Inverno neste sábado, 10 de junho, no Campus I. O processo seletivo contou com mais de 6,7 inscritos de 11 estados brasileiros. A relação dos aprovados será divulgada no dia 12 de junho, às 11h. As matrículas acontecem de 13 a 16 de junho, conforme cronograma de cada curso.

O Campus I da UPF recebeu milhares de pessoas neste sábado, dia das provas do Vestibular de Inverno. O processo seletivo iniciou às 14h. Como em processos seletivos anteriores, os cursos foram divididos em Grupo 1, cujos candidatos fizeram apenas a prova de Redação, e Grupo 2, no qual os candidatos responderam às provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química.

Os candidatos são oriundos de 11 estados brasileiros: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Para o reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, a Universidade realizou mais um grande vestibular. "Esse com certeza é mais um vestibular de sucesso da Universidade de Passo Fundo, que tem quase 50 anos de história com mais de 70 mil profissionais formados. O vestibular teve mais de 6,7 mil inscritos. Isso mostra o dinamismo da Universidade de sempre estar oferecendo boas oportunidades aos candidatos", destacou o reitor.

O curso mais procurado no processo seletivo foi o de Medicina, com 75,67 candidatos por vaga, seguido dos cursos de Odontologia e de Medicina Veterinária, com 6,50 e 5,62 candidatos por vaga, respectivamente. Ainda, estiveram entre os mais procurados os cursos de Agronomia, Direito (Manhã e Noite), Engenharia Civil, Estética e Cosmética e Psicologia. "Quando a gente ouve um candidato reconhecendo na tradição da UPF a qualidade que ela tem, a referência na qual ela se constitui como a maior e a melhor da regiaão norte do estado, eu vejo isso com muita emoção e compartilho todo esse crédito com todas as pessoas que construíram esses 49 anos", ressaltou a professora Rosani Sgari.

Abstenção
Nessa edição, o Vestibular de Inverno da UPF registrou índice de abstenção de 5,29%.

Tema da redação
Foram dois os temas propostos para a Prova de Redação do Vestibular e Inverno 2017: o tema 1 propôs a questão de como o cidadão comum pode contribuir para superar a corrupção e construir uma sociedade mais ética e justa, já o tema 2 propôs uma discussão sobre a questão da violência que banaliza a vida.

Gabarito, aprovados e matrículas
O gabarito está disponível no link: https://secure.upf.br/apps/inscricao/vestibular/gabarito/. As listas dos candidatos classificados na primeira chamada também serão divulgadas no site do Vestibular no dia 12 de junho, às 11h. As matrículas da primeira chamada acontecem de 13 a 16 de junho, conforme cronograma de cada curso, e devem ser feitas na Central de Atendimento ao Aluno - Prédio J1. Mais informações estão disponíveis no Site do Vestibular.

Incentivo ao ensino superior

Prouni
A UPF adere ao Programa Universidade Para Todos (Prouni), na forma da Lei nº 11.096/05. O Prouni é dirigido aos estudantes com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos (para bolsas de 50%) ou de 1,5 salário mínimo (para bolsas de 100%), egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, neste caso, desde que na condição de bolsistas integrais.

Bolsa Auxílio 25%
A UPF, por meio do Processo Seletivo de Inverno 2017, oferece o Programa de Bolsa Auxílio 25%, regido por edital próprio disponível no site da Instituição, o qual prevê gratuidade de 25% para os cursos de Enfermagem (B) e de Ciência da Computação (B).

Bolsa FUPF
A UPF, por meio do Processo Seletivo de Inverno 2017, oferece o Programa de Bolsa FUPF (Lei nº 12.101/09), regido por edital próprio disponível no site da Instituição, o qual prevê gratuidade de 50% para os seguintes cursos: Campus Passo Fundo: Administração (B) (Manhã); Ciências Biológicas (L); Educação Física (L); História (L); Letras - Português e Inglês (L); Pedagogia (L) e Química (B).

PAE/UPF
O Plano de Apoio Estudantil UPF (PAE/UPF) é regido por edital próprio disponível no site da Instituição e concede 50% de benefício estudantil quando a renda familiar bruta for igual ou inferior a 15 salários mínimos e a renda per capita do grupo familiar for de até 3,5 salários mínimos.

PEC
O Programa Emergencial de Crédito (PEC) é um programa próprio da Instituição de benefício estudantil, regido por edital específico e de fluxo contínuo.

Promucred
O Programa Municipal de Crédito (Promucred) é oferecido por prefeituras municipais conveniadas com a UPF. Apresenta legislação e normas específicas, sendo administrado pelos próprios municípios.

Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que financia até 100% das mensalidades dos alunos regularmente matriculados nos cursos habilitados pelo Ministério da Educação, segundo seus critérios. As inscrições são realizadas no site www.sisfiesportal.mec.gov.br. O Fies segue regramento próprio.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade