Inaugurada nova sede do Ministério Público de Justiça

Promotorias de Justiça ganham novo prédio

Por Bruno Quevedo em 12/11/2009

   

nao. (Foto: Bruno Quevedo)
Inaugurada nova sede do Ministério Público de Justiça

"Um espaço funcional e simples, que possa oferecer condições de trabalho a servidores e aos promotores de Justiça e, acima de tudo, facilitar o acesso e qualificar o atendimento a comunidade".

Assim o presidente da Associação do Ministério Público, Marcelo Dornelles, definiu a nova casa do Ministério Público da Comarca de Soledade, inaugurada nesta quarta-feira (11). Fundada em 1880, a Promotoria de Soledade se desdobrou atualmente em quatro, que atendem, além da sede, os municípios de Barros Cassal, Ibirapiutã, Mormaço, São José do Herval e Fontoura Xavier.

Em seu pronunciamento, durante a solenidade de inauguração, o presidente da AMP/RS lembrou as conquistas e o crescimento do Ministério Público ao longo dos anos, que teve como ponto alto a promulgação da Constituição de 1988. “Ali ganhamos novas atribuições e, com elas, novas responsabilidades. A falta de estrutura foi um desafio a partir de então, que com disposição e muito trabalho, estamos conseguindo enfrentar”, disse Dornelles, ao parabenizar a comunidade e o Ministério Público pelas novas instalações.

A procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha, frisou que a instalação da nova casa de trabalho reflete “a consolidação de nossas conquistas e representa a melhoria das condições materiais para os Promotores de Justiça e servidores da Instituição”. Simone ressaltou, também, que sede destina-se a receber bem e qualificar o atendimento das pessoas que buscam a solução de seus conflitos. “Constitui-se em uma verdadeira casa da cidadania, e a real conquista é do destinatário dos serviços do Ministério Público: a sociedade”.

Em sua manifestação, o promotor Vercilei Serena agradeceu a todos que contribuíram para que a obra fosse concretizada. Lembrando que a Instituição nasceu para proteger a sociedade, Vercilei disse que o MP “está pronto para receber aqueles que necessitarem do nosso trabalho”. Ele destacou, ainda, que o Ministério Público sobrepõe os interesses coletivos aos particulares e “que nossas demandas crescem a cada dia”. No município também estão lotados os promotores de Justiça Fábio Lusa Marcon e João Paulo Fontoura de Medeiros. Também integram a Comarca as cidades de Barros Cassal, Fontoura Xavier, Ibirapuitã, Mormaço e São José do Herval.

O prefeito de Soledade, Gelson Renato Cainelli, destacou que a construção da nova sede das Promotorias de Justiça é fruto de uma mobilização de diversos setores da comunidade. “É mérito da sociedade, que se organizou para ter a Justiça aqui representada”, destacou Cainelli, lembrando que o prédio está ao lado do Fórum e da futura sede da Justiça do Trabalho.

Participaram da inauguração em Soledade os subprocuradores-gerais de Justiça Delmar Pacheco da Luz e Luiz Carlos Ziomkowski; a ouvidora do Ministério Público, Jussara Maria Lahude Ritter; o chefe de Gabinete da PGJ, Benhur Biancon Junior; a coordenadora do CAO da Infância e Juventude, Maria Ignez Franco Santos; o coordenador da Força-Tarefa de Combate aos Jogos Ilícitos, José Francisco Seabra Mendes Júnior; a supervisora do Memorial do MP, Mauren Jardim Gomes; o procurador de Justiça Luiz Sérgio Guilhon Risso; os promotores de Justiça Heriberto Roos Maciel, Suzane Hellfeldt, Cassiano Pereira Cardoso, Cristiane Cardoso e Mário Luiz Guadagnin; os membros aposentados Alfeu Franklin Wedy Murat, Luiz Carlos Macedo Naconecy, Trajano Porto Cardoso e Lauro Araújo Baptista da Silva, e autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do município e da região.

Fonte:
www.amprs.org.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade