Novos equipamentos são instalados no CT-Pedras/UPF

Foram adquiridos uma prensa e um analisador a partir de recursos obtidos no projeto “Transformação de resíduos da mineração para uso como artefato de concreto e remineralizador de solo”.

Por Redação em 09/08/2017

   

(Foto: Divulgação / UPF)
Novos equipamentos são instalados no CT-Pedras/UPF

O Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Joias do Rio Grande do Sul (CT-Pedras) teve dois novos equipamentos instalados no mês de julho: uma prensa e um analisador. Os equipamentos foram adquiridos a partir de recursos obtidos no projeto “Transformação de resíduos da mineração para uso como artefato de concreto e remineralizador de solo”, por meio do edital 001/2014, do Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do Estado do Rio Grande de Sul.

O projeto está em seu último ano e vem sendo executado desde fevereiro de 2015 pela UPF, por meio do CT-Pedras, do Laboratório de Uso e Manejo do Território e de Recursos Naturais da UPF e do Polo Inovação Tecnológica do Alto da Serra do Botucaraí. Com esses equipamentos, será possível realizar as análises necessárias para a finalização do projeto.

Os equipamentos
A Prensa Veneox Manual 25 T-Fluxana foi adquirida para produzir pastilhas com diversas amostras como solo, rochas e resíduos. As pastilhas são analisadas no equipamento S2 – Rager que faz a análise de Fluorescência de Raios X determinando a composição química das amostras. A instalação e treinamento foram realizadas pelo técnico Leandro Melo da Anacon Científica.

O Analisador Elementar CHNS/O 2400 II da PerkinElmer realiza análises de Carbono, Hidrogênio, Nitrogênio e Enxofre, presentes em amostras de solo, rochas e resíduos. O técnico Estevão Scherer da PerkinElmer instalou e capacitou os colaboradores do CT-Pedras/UPF.

CT-Pedras
O CT-Pedras é mantido pela Universidade de Passo Fundo (UPF) em parceria com a Prefeitura de Soledade e o Sindicato Indústria Joalherias, Mineração, Lapidação, Beneficiamento, Transformação de Pedras Preciosas e Semipreciosas do Estado do Rio Grande do Sul (Sindipedras).

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade