Jornalendo reúne cerca de 2 mil crianças na região Norte do RS

Atividades, que aconteceram em Cruz Alta, Erechim e Carazinho, são uma parceria das Jornadas Literárias com a Secretaria de Estado da Educação e o Sesi. Próxima atividade acontece em Passo Fundo, no dia 30 de agosto

Por Redação em 18/08/2017

   

(Foto: Camila Guedes / UPF)
Jornalendo reúne cerca de 2 mil crianças na região Norte do RS

Mais de duas mil crianças passaram pelas Estações de Leitura do projeto Jornalendo que aconteceram nos municípios de Cruz Alta, Erechim e Carazinho, região Norte do Rio Grande do Sul, entre os dias 14 e 18 de agosto. O projeto é uma parceria entre as Jornadas Literárias de Passo Fundo com a Secretaria de Estado da Educação e o Sesi e tem como objetivo incentivar a formação de leitores por meio de diferentes atividades e da aquisição das obras dos autores que participarão da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, que acontece de 2 a 6 de outubro, em Passo Fundo/RS.  A próxima atividade do Jornalendo será no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF), no dia 30 de agosto.

Ações nos municípios, que integram a programação da Pré-Jornadinha, reuniram alunos do ensino fundamental das escolas estaduais que participaram das atividades oferecidas por meio da unidade móvel do Centro Cultural do Sesi, com centenas de livros, revistas, sala de leitura e contação de histórias. Além disso, foram realizadas atividades de recreação com brincadeiras e jogos.

Além das Estações de Leitura, o Jornalendo também prevê a aquisição de 4,5 mil obras dos autores que participarão da Jornadinha para as escolas participantes, para alunos, professores e comunidade. Um investimento de quase R$ 150 mil. Essa é a primeira vez na história das Jornadas Literárias que um convênio dessa magnitude com o governo do estado é firmado. “Em seus 36 anos, é a primeira vez que há um convênio como esse, que envolve aquisição de obras para a leitura e participação efetiva das crianças na Jornadinha, o que amplia sobremaneira o público envolvido na Jornada”, revela um dos coordenadores da Jornada, Miguel Rettenmaier.

Para a também coordenadora das Jornadas Literárias, Fabiane Verardi Burlamaque, essa parceria do Jornalendo é muito importante, pois promove a descentralização das atividades da Jornadinha. “Essas estações são o momento em que as escolas estaduais também podem mostrar suas ações de leitura e experienciar oficinas, e, principalmente, o contato com o Centro Cultural do Sesi”, destacou a professora, lembrando que essa parceria possibilita que as crianças também tenham outras vivências com essa leitura, o que reforça a ideia de integração da escola com a Jornada e, especialmente, com a Jornadinha. “Isso endossa nosso grande objetivo, que é a formação do leitor. O Jornalendo é uma primeira parceria com a Secretaria de Educação do Estado, possibilitando a integração entre crianças de outras CREs com nossa movimentação cultural, aproximando os leitores, as obras e os autores da Jornadinha”, comentou a coordenadora.

Jornalendo Carazinho recebeu quase 800 crianças

O município de Carazinho recebeu as ações do Jornalendo nessa quinta e sexta-feira, 17 e 18 de agosto. Ao todo, quase 800 crianças passaram pela Estação de Leitura, montada no estacionamento da UPF, campus Carazinho, e aproveitaram as tardes de sol para interagir com a arte e a literatura, o que, na opinião da assessora pedagógica e responsável pelas bibliotecas escolares da 39ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Adriane Schimidt de Sousa, é imprescindível. “As crianças anseiam por atividades diferenciadas, por isso, estão vindo com maior prazer. Elas já estão lendo alguns livros da Jornadinha, então, esse momento de interação com os livros da Jornadinha tem a sua culminância aqui, o que é muito valioso”, comentou.

O resultado dessa interação é um dos maiores objetivos da Jornada: a formação de leitores. “Esse projeto Jornalendo facilitou com que as escolas pudessem comprar os livros que vão ser trabalhados na Jornadinha e fez com que as escolas pudessem ter isso como um diferencial no trabalho delas e isso para as crianças, enquanto futuras leitoras, não tem valor que pague”, completou a assessora.

Inscrições abertas

A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, que acontecem de 2 a 6 de outubro de 2017, são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. Os eventos contam com os patrocínios do Banrisul, da Corsan e da Companhia Zaffari & Bourbon, com o apoio cultural do Sesi e da BSBIOS e com a parceria cultural do Sesc. A realização é do Ministério da Cultura.

As inscrições para a Jornada e para a Jornadinha estão abertas e são limitadas. Para a Jornada, o público pode se inscrever tanto para o evento completo quanto para apenas uma das noites. Os interessados devem se inscrever no portal www.upf.br/16jornada. A programação completa também está disponível no site da Jornada. Informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (54) 3316-8368.

Próxima atividade do Jornalendo:

Data: 30/08/2017
Horário: 8h30min às 11h30min e das 13h às 17h
Local: Centro de Eventos da UPF
Campus I - BR 285 - Bairro São José
Passo Fundo - RS
Escolas contempladas: Rede Estadual 7ª CRE - Passo Fundo

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade