Destino correto dos resíduos é tema de atividade no Campus da UPF Soledade

Objetivo é desencadear processos de reflexão e superação de problemas que envolvem as questões ambientais internas da Universidade.

Por Redação em 26/09/2017

   

(Foto: Divulgação / UPF)
Destino correto dos resíduos é tema de atividade no Campus da UPF Soledade

Alunas do IV nível do curso de Pedagogia da Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus Soledade, realizaram, na sexta, dia 22 de setembro, várias atividades de intervenção sobre o destino correto dos resíduos. As ações foram construídas no componente curricular Fundamentos Metodológicos para o ensino das Ciências Naturais, disciplina que tem na sua ementa a orientação para o desenvolvimento de procedimentos metodológicos para essa área do ensino na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, e nos princípios da ecopedagogia.

De acordo com a professora Elizabeth Foschiera, que coordenou a iniciativa, a equipe utilizou uma metodologia que contempla a formação e a autoformação das pessoas por meio da construção do conhecimento a partir da ação-reflexão-ação. Segundo ela, as acadêmicas realizaram entrevistas e observações sobre a situação dos resíduos no Campus e construíram propostas de intervenção, as quais foram desenvolvidas na sexta-feira. “Os resultados demonstraram que apesar das orientações do Setor de Saneamento Ambiental, do banner exposto no saguão do campus, do material explicativo nos cadernos dos alunos, ainda temos muito para melhorar sobre o destino correto dos resíduos”, destacou.

Foram realizadas visitas nas turmas do curso de Pedagogia; distribuídos adesivos para as duas lixeiras disponíveis nas salas de aula; colocados cartazes no mural sobre a correta separação dos resíduos nos sacos pretos e verdes; doada uma lixeira específica para destinação de resíduos recicláveis ao responsável do bar do Campus; e disponibilizados, no saguão do campus, vídeos explicativos sobre o tema.

Para a professora, essas atividades possibilitaram a participação das alunas do nível IV do curso de Pedagogia nas ações do projeto de extensão Fazendo a Lição de Casa, vinculado à Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) e do programa de extensão denominado Comunidades Sustentáveis, ligado à Faculdade de Educação (Faed).

A ideia, segundo ela, é desencadear processos de reflexão e superação de problemas que envolvem as questões ambientais internas da Universidade, em especial sobre a separação e o destino correto dos resíduos, possibilitando a construção de espaços de planejamento e de gestão das questões ambientais da UPF, descritas na política de Responsabilidade Social Universitária. “Espera-se que o trabalho realizado possibilite melhores resultados tanto na segregação dos resíduos no Campus Soledade quanto no trabalho desenvolvido pelas acadêmicas nas escolas, no que diz respeito aos conteúdos desenvolvidos no ensino de ciências naturais séries iniciais e educação infantil, buscando integrar metodologias participativas propostas nos projetos e programas de extensão, promovendo mudanças de comportamento nas escolas”, frisou.

   
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