16ª Jornada e 8ª Jornadinha Nacional de Literatura iniciam nesta segunda-feira (2)

Dois mil adultos e 20 mil crianças devem participar da programação que inclui conferências, seminários, oficinas, exposições, shows e espetáculos.

Por Redação em 02/10/2017

   

(Foto: Arquivo / UPF)
16ª Jornada e 8ª Jornadinha Nacional de Literatura iniciam nesta segunda-feira (2)

Dois mil adultos e 20 mil crianças são esperados a partir de segunda-feira, 2 de outubro, quando iniciam a 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, em Passo Fundo/RS. Na programação, que se estende até a sexta-feira, 6 de outubro, estão conferências, seminários, oficinas, espetáculos, além de atividades paralelas como exposições, apresentações artísticas, feira do livro, sessões de autógrafos e shows, que acontecem no Portal das Linguagens da Universidade de Passo Fundo (UPF), e ações de jornalização que acontecerão na cidade por meio do “Projeto transversais: rotas leitoras”, o “Livros na mesa: leituras boêmias” e o “Caminho das artes”.

Sem um tema único, em sua 16ª edição, a Jornada discutirá a literatura e seu envolvimento com diversas linguagens e temáticas, como imagem, medos, igualdade de gênero e a tradição literária. Entre os escritores convidados, estão Affonso Romano de Sant’Anna, Bráulio Tavares, Cintia Moscovich, Conceição Evaristo, Federido Andahazi, Julián Fuks, Marina Colasanti, Mario Corso, Michel Laub, Nádia Battella Gotlib, Pedro Gabriel, Rafael Coutinho, Roger Mello e Zeca Camargo.

A abertura da Jornada acontece no dia 2 de outubro, a partir das 19h30min, no Espaço Suassuna (grande lona). A sessão solene contará com o pronunciamento de autoridades e, em seguida, acontecerá o espetáculo de abertura com a Cia da Cidade. O espetáculo denominado “Jornada de livros e sonhos” tem o roteiro baseado nos escritores homenageados: Moacyr Scliar, Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade e Clarice Lispector. O espetáculo promete ser um dos mais grandiosos da história das Jornadas Literárias, com a participação de 130 artistas do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, além de 35 técnicos e um figurino com mais de 500 peças. A programação também abrange a divulgação do vencedor do 14º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães e o anúncio dos finalistas do Prêmio Literário Cidade de Passo Fundo.

8ª Jornadinha Nacional de Literatura

Já para a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, serão 20 mil participantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que, durante os turnos da manhã e da tarde, conversarão com os escritores e participarão de diversas atividades em espaços pensados para eles em um sistema de rodízio.  A programação desta edição prevê a participação de autores premiados como Daniel Kondo, Lúcia Hiratsuka e Jean-Claude Alphen, além de nomes como Alexandre de Castro Gomes, Edson Gabriel Garcia, Eliandro Rocha, Felipe Castilho, Heloisa Prieto, Luiz Antônio Aguiar, Márcia Leite, o angolano Ondjaki, Pablo Morenno, Pedro Duarte, Renata Tufano, Renata Ventura, Rosana Rios e Selma Maria.

A programação também contará com o Slam de Ilustração, entre os dias 5 e 6 de outubro, com os ilustradores Daniel Kondo, Ivan Zigg, Jean-Claude Alphen, Mariana Massarani e Roger Mello e com coordenação de Volnei Canônica. A atividade é uma espécie de “batalha” entre os ilustradores e envolverá todo o público, que será dividido em equipes.

A programação completa está disponível no site da Jornada (www.upf.br/16jornada). Informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (54) 3316-8368.

Impressão de crachás 

O público inscrito na 16ª Jornada Nacional de Literatura, assim como as escolas inscritas na 8ª Jornadinha, poderão realizar a impressão das credenciais de participação. A medida tem o objetivo de evitar filas e agilizar a entrega do material da 16ª Jornada, que será feita no primeiro dia da movimentação literária, após a leitura da credencial, nas catracas. No caso da Jornadinha, a entrega das mochilas e dos materiais aos inscritos será feita no dia programado para participação da escola, após a leitura da credencial.

As credenciais podem ser impressas no link https://secure.upf.br/eventos/meus-ingressos.

A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. Os eventos contam com os patrocínios do Banrisul, da Corsan, da Ambev, da Companhia Zaffari & Bourbon,  da Ipiranga, da Panvel, da SulGás, da Triway e da TechDEC; com o apoio cultural da BSBIOS, do Sesi e da Coleurb, patrocínio promocional da Capes, da Fapergs, da Italac e da Oniz, com a parceria cultural do Sesc, financiamento do Governo do Estado – Secretaria da Cultura – Pró-cultura RS LIC e realização do Ministério da Cultura.

Confira as principais atividades da programação

Jornada – Conferências (Local: Espaço Suassuna - Horário: 19h) 

- 2/10: 19h30min - Abertura da Jornada; Divulgação dos vencedores do 14º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães; Anúncio dos finalistas do Prêmio Literário Cidade de Passo Fundo; Espetáculo de abertura com a Cia da Cidade.

- 3/10: Conferência “Literatura e imagem: além dos limites do real”. Escritores: Pedro Gabriel, Rafael Coutinho, Roger Mello e Zeca Camargo.

- 4/10: Conferência “Centauro, pedra, rosa e estrela: Scliar, Suassuna, Drummond, Clarice”. Escritores: Affonso Romano de Sant’Anna, Bráulio Tavares, Cintia Moscovich e Nádia Battella Gotlib. Espetáculo "Não me toque, estou cheia de lágrimas - Sensações de Clarice Lispector" - GEDA Cia de Dança Contemporânea.

- 5/10: Conferência “Por elas: a arte canta a igualdade”. Convidados: Escritores Marina Colasanti, Conceição Evaristo e o argentino Federico Andahazi, além do integrante do Comitê brasileiro do #Heforshe (ElesporElas), Edegar Pretto, e do músico Thedy Corrêa. Pocket Show: Thedy Corrêa e Aluísio Rochemback.

- 6/10: Conferência “Monstros e outros medos colecionáveis”. Escritores: Débora Ferraz, Julián Fuks, Mario Corso, Mário Rodrigues e Michel Laub. Show: Poesia Eletrônica – Lirinha. Espetáculo: Cia da Cidade.

Jornadinha – Local: Espaço Lendas Brasileiras e Espaço Suassuna - Horário: manhã (a partir das 9h) e tarde (a partir das 14h). Escritores: Alexandre de Castro Gomes, Daniel Kondo, Edson Gabriel Garcia, Eliandro Rocha, Felipe Castilho, Heloisa Prieto, Jean-Claude Alphen, Lúcia Hiratsuka, Luiz Antônio Aguiar, Márcia Leite, Pablo Morenno, Pedro Duarte, Renata Tufano, Renata Ventura, Rosana Rios e Selma Maria e Ondjaki.

Oficinas (Local: unidades acadêmicas da UPF - Horário: das 14h às 17h30min)

- 2 a 6/10: “Desenho e narrativa – Sesc”. Ministrante: Rafael Coutinho

- 2 a 6/10: “Introdução à Leitura e Criação Poéticas – Sesc”. Ministrante: Suzana Vargas

- 3 a 6/10: “Os desafios da inclusão na escola”. Ministrantes: Dário Aguirre e Karla Negry

- 4 a 6/10: [De 4 a 5/10] “Encantos com autores e personagens: possibilidade de aprendizagem com recursos didáticos - Play Mais” (Marta Chaves - UEM); [6/10] “Aprendizagem Criativa - Faber-Castell” (Ministrante: Lourdes Atié)

- 4 a 6/10: “Para compreender textos literários: o ensino de estratégias de leitura com livros infantis”. Ministrante: Renata Junqueira (Unesp/Presidente Prudente)

- 4 a 6/10: Oficina Educação Literária: o trabalho com o poema em sala de aula. Ministrante: Maria Amélia Dalvi (UFES)

- 4 a 6/10: “(Des)Encontros com a literatura na pequena infância”. Ministrante: Cyntia Girotto (Unesp/Marília)

Seminário Literatura Gaúcha: Cena Contemporânea

- 3 a 6/10 - Horário: das 14h às 17h30min. Local: auditório do Centro de Educação e Tecnologia (prédio B3) – Campus I - UPF

Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura, Literatura e Linguagens: Novas Topografias Textuais

- 4 a 6/10 - Horário: das 14h às 17h30min. Local: auditório da Faculdade de Direito (prédio U1) – Campus I – UPF

Flicom (Festa Literária da Comunicação)

- 3 e 4/10 – Horário: das 14h às 18h. Local: auditório do Laboratório Central de Informática - LCI/Iceg (prédio B5) – Campus I – UPF

Atividades paralelas:

- 3 a 5/10: Caminho das Artes – Horário: das 18h às 22h. Local: Rua Independência, Centro (entre as ruas Capitão Eleutério e Fagundes dos Reis)

- 3 a 6/10: Livros na mesa: leituras boêmias – Horário: das 22h30min às 23h30min. Local: bares da cidade.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade