Propriedades beneficiadas pelo programa Segunda Água em Soledade são vistoriadas
Kit de irrigação instalado na propriedade da família de Élio da Paixão, em Soledade, permitirá maior variedade de cultivos.

A Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) recebeu, nesta semana, a visita do coordenador-geral de Acesso à Água do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Vitor Leal Santana. Durante toda a semana, aconteceram atividades vinculadas ao programa Segunda Água - resultado de convênio entre a SDR e o MDS para garantir acesso à água para produção no meio rural às famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo a segurança alimentar e hídrica por meio da construção cisternas e microaçudes e da instalação de sistemas simplificados de irrigação. O acordo tem valor global de R$ 26,2 milhões para beneficiar 2,7 mil famílias no Rio Grande do Sul.
Durante a visita, ocorreram reuniões com o representante do MDS e a direção e técnicos da SDR para avaliar as atividades desenvolvidas, a execução e possibilidades de ampliação das ações do programa.
Os engenheiros agrônomos da SDR, Jonas Wesz e Mariana Detoni, acompanharam Vitor Leal Santana em atividades no interior do estado para avaliar as condições para implantação de tecnologias sociais de acesso à agua para consumo e para produção, junto a famílias em situação de pobreza.
A equipe também visitou propriedades de famílias beneficiadas pelo programa Segunda Água no município de Soledade. Acompanhados pelos técnicos da Emater RS de Soledade, Roger Terra de Moraes e Ederson Garcia, foi visitada a propriedade da família de Élio Pereira da Paixão. O agricultor familiar recebeu a construção de um microaçude e, recentemente, a instalação do kit de irrigação por gotejamento para uma área de mil metros quadrados (m²).
O agricultor, que já cultivava hortaliças, agora tem a horta em uma área maior e com o sistema de irrigação cobrindo o cultivo. Contando também com o acompanhamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e capacitações, a família planeja o aumento na produção de uma grande variedade de hortaliças como alface, repolho, couve, beterraba, cenoura e temperos verdes. A comercialização da produção visa, principalmente, a atender ao Programa de Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
No Corede Alto da Serra do Botucaraí, os municípios de Barros Cassal, Fontoura Xavier, Gramado Xavier, Jacuizinho, Lagoão e Soledade são beneficiados com o Segunda Água. Nessa região, foram construídos 35 microaçudes para piscicultura e 97 microaçudes para irrigação.
Para as 97 famílias que receberam a construção de microaçude para irrigação, a Emater RS começou, no final de dezembro, a instalação dos conjuntos de irrigação por gotejamento. A previsão é que, até o final de fevereiro, as famílias já estejam com o sistema em funcionamento para desenvolver as atividades produtivas, o que resultará em segurança e estabilidade na produção, especialmente no cultivo de hortaliças nas propriedades.
Eventos climáticos afetam safra de trigo no Rio Grande do Sul
Em regiões de clima mais quente, como as Missões, por exemplo, cerca de 50% da área já foi colhida pelos produtores
Anvisa autoriza uso de estoques de Paraquat na safra 2020/2021
Todos os membros da diretoria colegiada da entidade votaram a favor. Prazo máximo de utilização do herbicida segue um calendário regional
FecoAgro/RS apresenta plataforma digital SmartCoop voltado as cooperativas
Os produtores vão passar a fazer gerenciamento de seus talhões agrícolas, suas operações, manejos de forma digital
Lucieli Senger
Gestão escolar e avaliação da aprendizagem: uma relação necessária
Giandra Moraes
A Importância do ato de brincar
Shaiane Silva Haas
MIELOMENINGOCELE: Malformação/Superação