10ª edição do Soledade em Canto e Conto reuniu grande público no Centro Cultural
“O ouro verde, um legado Guarani” foi o tema abordado neste ano pelas Professoras Mestres em História Regional Elizette S. Ortiz e Maria Beatriz C. Eifert.

“O Ouro verde, um legado Guarani” foi o título de mais um capítulo da história de Soledade, contada e cantada no 10° Soledade em Canto e Conto, realizado na quinta-feira, dia 22/03, no Centro Cultural. A atividade integrou as comemorações dos 143 anos do município e contou com a presença da Vice-Prefeita Marilda Borges Corbelini, da Diretora Geral da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto Ádria B. de Azambuja, professores e alunos das escolas municipais e estaduais e da comunidade.
A apresentação, desenvolvida pelo Departamento Cultural, teve a pesquisa histórica das Professoras Mestres em História Regional Elizette S. Ortiz e Maria Beatriz C. Eifert, promovendo um importante resgate da história de Soledade que completa no dia 29, 143 anos de emancipação.
Velha e verde riqueza, erva-mate sustentáculo dos sete povos das missões, neste solo cresceu dando o privilégio de sua riqueza e seu sabor, delineando a economia de um Rio Grande selvagem. Adorada pelos primitivos, seu divino poder, hoje faz parte do acervo cultural do povo gaúcho. A história da erva mate, que foi uma cultura que vem dos índios guaranis e que, por muitos anos, foi a principal renda de Soledade foi contada, cantada e interpretada através da história, da música e da dança.
O 10° Soledade em Canto e Conto teve a participação dos professores e alunos das Oficinas de dança, música, teatro e capoeira do Departamento Cultural, do grupo Toob Look, Diony Dal Santo, Dulce Braiz e Mara Muniz.
Ao final do espetáculo o público foi presenteado com uma mostra de chimarrão e degustação de bolos feitos de erva mate.
Confira a galeria de fotos do evento no link:
www.clicsoledade.com.br/fotos/?pg=ver&id=3552
Soledade vive o clima do Festival Internacional de Folclore
Evento está sendo realizado nesta segunda-feira, 10/09, em parceria com município de Espumoso.
Festival Internacional de Folclore acontece nesta segunda-feira (10) em Soledade
Confirmaram presença grupos de cinco países: Argentina, Colômbia, Panamá, Peru e Bolívia.
Espetáculo A princesa que contava histórias realizará apresentação em Soledade
Espetáculo faz parte do projeto "Contando histórias" do Grupo Pregando Peça de Santa Maria – RS
Lucieli Senger
Gestão escolar e avaliação da aprendizagem: uma relação necessária
Giandra Moraes
A Importância do ato de brincar
Shaiane Silva Haas
MIELOMENINGOCELE: Malformação/Superação