Emater aborda Plantas Medicinais em São José do Herval
Durante a Feira da Saúde foram apresentadas as diferentes possibilidades de uso das plantas medicinais.

Integrando as atividades alusivas à Semana do Município em São José do Herval, a Emater/RS-Ascar realizou uma ação de conscientização sobre o uso de Plantas Medicinais. A Instituição foi uma das entidades participantes da Feira Municipal da Saúde, realizada na tarde da segunda-feira (07/05), na Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, e contou com a participação de mais de 200 pessoas.
As extensionistas da Emater/RS-Ascar, Mariana Brock de Oliveira e Laurita Zanotelli Scalco, destacaram ao público participante a importância do reconhecimento correto e do uso das plantas medicinais, aromáticas e condimentares, que fazem parte da cultura popular. O uso dessas plantas é uma prática utilizada há anos para a prevenção e tratamento de doenças, bem como para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas e hoje também possuem seus benefícios reconhecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Laurita destaca que a ação teve por objetivo fazer o resgate do uso das plantas medicinais em benefício da qualidade de vida das famílias. “Essas plantas podem ser utilizadas em chás, mas também na alimentação, reduzindo, por exemplo, a quantidade de sal nas refeições. Por isso, apresentamos as diferentes possibilidades do uso das plantas medicinais e condimentares, salientando sempre os benefícios dessas plantas para a saúde de todos”, explicou a extensionista social.
Durante a Feira da Saúde foram apresentadas as diferentes possibilidades de uso das plantas medicinais, como em sabonetes, pomadas, sachês para traças, sabão em barra, bala de guaco e também distribuídas mudas de diversas variedades dessas plantas. Além disso, foram abordados os benefícios das Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) na alimentação.
Outro aspecto abordado durante a tarde, por meio da parceria com as agentes de saúde do município, foi a importância da separação dos resíduos e demonstrada na prática da importância do descarte adequado de vidros, medicamentos vencidos e agulhas utilizadas diariamente por diabéticos. Neste espaço, o público também pode observar a possibilidade de transformar o resíduo orgânico em composto. “Ao fazer a destinação correta dos resíduos, eles deixam de ser um problema. Quando se explora as diferentes formas de uso do mesmo, aliando a sustentabilidade nutricional e energética disponível, se reduz o impacto ambiental”, orienta a técnica em Agropecuária da Emater/RS-Ascar, Mariana Brock de Oliveira.
Eventos climáticos afetam safra de trigo no Rio Grande do Sul
Em regiões de clima mais quente, como as Missões, por exemplo, cerca de 50% da área já foi colhida pelos produtores
Anvisa autoriza uso de estoques de Paraquat na safra 2020/2021
Todos os membros da diretoria colegiada da entidade votaram a favor. Prazo máximo de utilização do herbicida segue um calendário regional
FecoAgro/RS apresenta plataforma digital SmartCoop voltado as cooperativas
Os produtores vão passar a fazer gerenciamento de seus talhões agrícolas, suas operações, manejos de forma digital
Lucieli Senger
Gestão escolar e avaliação da aprendizagem: uma relação necessária
Giandra Moraes
A Importância do ato de brincar
Shaiane Silva Haas
MIELOMENINGOCELE: Malformação/Superação