SUS terá reforço de estudantes da saúde no combater ao Covid-19

Ação vai contar com a atuação de alunos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia que estiverem nos últimos anos da graduação

Por Redação em 01/04/2020

   

(Foto: Divulgação )
SUS terá reforço de estudantes da saúde no combater ao Covid-19

Alunos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia que estiverem nos últimos anos da graduação deverão atuar na cobertura assistencial a pacientes com Covid-19, em caráter excepcional e temporário no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O edital que descreve o programa Brasil Conta Comigo foi publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (1/4).

Estados, municípios e unidades de saúde poderão se cadastrar para receber a força de trabalho dos acadêmicos, que trabalharão sob supervisão de profissionais. Os alunos poderão atuar em postos de saúde, unidades de pronto atendimentos, estabelecimentos da rede hospitalar e unidades de saúde voltadas às populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas.

Os estudantes que deverão aderir ao programa são os que estiverem devidamente matriculados no sistema federal de ensino (universidades públicas e privadas) no 5° e no 6° ano de medicina e nos últimos anos dos cursos de enfermagem, farmácia e fisioterapia.

A carga horária será de 40 horas semanais, com uma bolsa no valor de R$ 1.045. Os alunos de outros anos desses cursos também poderão aderir ao programa, se desejarem, com bolsa no valor de R$ 522,50. Todos receberão certificado de participação no esforço de contenção da pandemia da Covid-19, com a respectiva carga horária.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade