Unificação de calendário escolar é definida durante webconferência

Objetivo é qualificar questões relacionadas ao transporte escolar e facilitar as orientações para professores, alunos e comunidade escolar

Por Redação em 02/04/2020

   

(Foto: Rodrigo Peixoto / Seduc)
Unificação de calendário escolar é definida durante webconferência

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promoveu, na manhã desta quarta-feira (1/4), uma webconferência para alinhar as ações a serem desenvolvidas na rede estadual, nas redes municipais e nas escolas privadas a partir da prorrogação da suspensão das aulas até 30/4. A nova data, estipulada com o objetivo de combater a disseminação do coronavírus, consta do Decreto Nº 55.154.

Foi decidido que o calendário escolar será padronizado durante o período de interrupção das aulas presenciais. O objetivo é qualificar questões relacionadas ao transporte escolar e facilitar as orientações para professores, alunos e comunidade escolar.

Participaram do evento representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (Undime), da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS), do Ministério Público Estadual, da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação no Rio Grande do Sul (Uncme-RS) e do Conselho Estadual de Educação (CEEd-RS).

Conforme o secretário da Educação, Faisal Karam, é necessário que Estado e municípios unifiquem suas ações para atender melhor a população em seu território. “Estamos diante de uma situação de excepcionalidade que exige a colaboração de todos para o controle desta pandemia. Por isso, esta pactuação entre as entidades mantém a unidade das redes da educação do Estado em regime de colaboração e contribui para a organização das famílias durante o período de suspensão das aulas”, explica.

Rede estadual
Para evitar que os alunos da rede estadual fossem prejudicados, foi implementada, desde 19 de março, a metodologia das aulas programadas, envolvendo diversos recursos pedagógicos e tecnológicos que escolas dispõem, incluindo plataformas digitais e aplicativos variados.

As atividades desenvolvidas por meio das aulas programadas estão disponibilizadas de modo que todos tenham acesso, seja por mensagens de WhatsApp ou Facebook, compartilhamento de arquivos de áudio e vídeo, por e-mail, por salas virtuais ou até mesmo pela entrega de materiais didáticos nas áreas rurais do Estado.

O diretor do Departamento de Educação da Seduc, Roberval Furtado, esclarece que os recursos pedagógicos utilizados durante o período de suspensão das aulas são de autonomia de cada instituição de ensino. “As atividades propostas pela metodologia das aulas programadas não precisam, necessariamente, utilizar a internet. Os educadores podem utilizar das mais variadas formas de atividades que vão desde a produção de textos à elaboração de vídeos, da utilização do caderno ao blog da escola”, explica.

Formação de professores
Nesse período, os professores da rede participarão do Módulo II do curso online que tratará da elaboração do Currículo Referência da Rede Estadual de Ensino do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, contando com a participação direta de mais de 42 mil docentes.

   
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