Apenas 7,5% dos alunos do Ensino Médio e Técnico em Soledade querem aula presencial

Ao todo, são 1.092 estudantes matriculados nas 5 escolas do município, porém somente 82 devem retornar à sala de aula

Por Redação em 16/10/2020

   

(Foto: Divulgação / Inézio Machado/GES)
Apenas 7,5% dos alunos do Ensino Médio e Técnico em Soledade querem aula presencial

Conforme anunciado pelo Governo do Estado, todas as escolas de Ensino Médio e Técnico devem retomar às aulas presencias na próxima terça-feira, 20/10. Cada educandário convocou sua comunidade escolar para manifestar o interesse no retorno, onde pais ou responsáveis assinaram um termo de responsabilidade.

Em Soledade são cinco escolas que possuem o Ensino Médio e Técnico, que somam um total de 1.092 alunos matriculados, mas apenas 82, ou seja, 7,5% manifestaram o interesse em retornar a sala de aula. Estes que optaram pelas atividades presenciais terão que seguir protocolo elaborado pelas secretarias da Saúde e da Educação.

O levantamento foi realizado pela equipe de jornalismo do Portal ClicSoledade na manhã desta sexta-feira (16). Na Escola Júlia Lopes de Almeida, dos 93 estudantes do Ensino Médio, somente 9 querem retornar, sendo que na Escola São Francisco de Assis, este número é de apenas 1, do total de 70 alunos.

Já no IE São José, dos mais de 340 matriculados, 13 deles assinaram o termo de responsabilidade, e no IE Polivalente, dos 264 alunos, 27 se manifestaram favorável. Por fim, na Escola Maurício Cardoso, são 253 estudantes no Ensino Médio, destes, 30 vão ter aula presencial, enquanto dos 72 alunos do Curso Normal, apenas 2 voltam à sala de aula.

Outro fator evidenciado pelas direções de todos os educandários consultados é que não chegaram os equipamentos de proteção individuais. Os materiais seriam encaminhados pelo Governo do Estado, porém até a manhã desta sexta-feira, 16/10, nenhuma das escolas tinha recebido os EPIs para garantir o retorno seguro das atividades.

Como vai funcionar
O modelo de ensino permanecerá sendo híbrido, ou seja, com ensino remoto, e todos os alunos deverão acompanhar a distribuição de conteúdo e de atividades na plataforma Google Classroom, mesmo aqueles que optarem por ir à escola. Os alunos terão 3 horas de aula presencial, sendo que as áreas de convivência deverão permanecer fechadas.

Para melhor orientar professores, pais e alunos, o Estado disponibilizou uma série de materiais, como cartilhas e documentos, com o detalhamento das orientações e das regras a serem seguidas. Todo o conteúdo pode ser acessado no site estado.rs.gov.br/voltaasaulas.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade