
A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja Católica, a Igreja Anglicana e algumas protestantes marcam para preparar os fiéis para a grande festa da Páscoa.
Os fiéis são convidados para um momento de reflexão, fazendo orações, jejum e solidariedade. Começa na quarta- feira de Cinzas e termina na tarde de quinta-feira santa, antes a Missa da Ceia do Senhor, que inicia o Tríduo Pascal.
A Quaresma dura 47 dias, embora para o calendário litúrgico os domingos não contem, perfazendo então 40 dias. A duração da Quaresma está baseada no simbolismo do número quarenta na Bíblia que significa provação. Nesta, fala-se dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.
Há mais religiões que usam de um período para a purificação, pois fazem parte de alguma maneira da história, como os budistas, os judeus, todos os protestantes de correntes cristãs, até mesmo a umbanda fecha suas portas em respeito à este período, todos com diferentes aspectos entre si.
Porém existem crenças e religiões que não seguem estes dogmas. O Espiritismo é uma delas, eles não seguem as comemorações de Páscoa, claro que devido ao consumismo implantado nos dias de hoje as crianças não ficam sem o chocolate. Mas segundo os espíritas, a religião está além dos templos e comemorações, está dentro de cada um.
Há também aquelas religiões, como alguns evangélicos que apenas celebram a Páscoa, mas sem os ritos da Semana Santa. Entre os evangélicos, há ainda os que não comemoram nem um tipo de ritual, visto que cada congregação difere-se entre si.
O mais importante porém, não somente na Quaresma, acreditando ou não em tais crenças, refere-se na conscientização de cada um, de voltar-se mais ao interior de si e repensar sobre as atitudes que deveriam tornar o mundo de hoje mais solidário.
Comunidade regional é convidada a participar da votação da Consulta Popular
Neste ano, a escolha pode ser realizada pelo voto online ou então via SMS, entre os dias 26/10 a 03/11
Descubra como preparar caipirinhas ideais para saborear durante a primavera
Leandro Dias e João Almeida, proprietários da Middas Cachaça, ensinam como preparar algumas receitas
Ministério entrega à Presidência projeto de privatização dos Correios
Texto final será encaminhado ao Congresso Nacional e expectativa é que a proposta seja aprovada até final de 2021
Lucieli Senger
Gestão escolar e avaliação da aprendizagem: uma relação necessária
Giandra Moraes
A Importância do ato de brincar
Shaiane Silva Haas
MIELOMENINGOCELE: Malformação/Superação