Como usar e amarrar lenços, xales, cachecóis e echarpes

Moda

Por Redação em 02/07/2009

   

nao. (Foto: Divulgação)
Como usar e amarrar lenços, xales, cachecóis e echarpes

Já faz algumas estações que cachecóis e pashminas têm recebido atenção de estilistas e fashionistas. Também os xales em estilo palestino popularizados por Ghesquière foram bastante usados. Na verdade, existe atualmente na moda um foco de atenção no pescoço e ombros que explica os volumes em roupas e acessórios que acentuam essas partes do corpo. Nessa onda, lenços e echarpes aparecem entre as novidades mais apreciadas da estação de inverno.

Lenço ou echarpe? Xale ou cachecol?
Lenço: Genericamente, costuma-se chamar "lenço" a qualquer pedaço de tecido sem formato definido que serve para ser enrolado ao corpo. Mais precisamente, um lenço é um quadrado de tecido --grande, médio ou pequeno--, que pode ser de diversos materiais, como algodão, cetim ou seda.

Echarpe: Pedaço de tecido retangular e comprido, normalmente leve, feito de seda ou cetim.

Cachecol: Acessório na forma da echarpe, retangular e comprido, feito de lã, para aquecer. Pode ser de tecido plano ou feito de tricô ou crochê.

Xale: Usado sobre os ombros, é normalmente quadrado (dobrado ao meio, na diagonal), mas também pode ser retangular. Usado para aquecer, deve ser de tecido quente, mas há também xales mais leves, de tecido fino, bordados ou com aplicações.

Ocasiões de uso

Todos esses acessórios funcionam melhor para ocasiões informais, para serem usados com roupas casuais. Mas existem exceções, como é o caso de alguns xales finos que são usados sobre roupas de festa.

Usar com o quê? E como amarrar?

Lenços são ótimos acessórios, pois podem enfeitar uma peça de roupa básica (regata, t-shirts, camisas, vestidos ou até com pulôveres e casacos), e são versáteis, pois podem ser amarrados de diversas formas e multiplicar as possibilidades de um look.

O lenço pequeno, do tamanho da bandana, fica bem dobrado na diagonal e amarrado para trás, na nuca, com o bico virado pra frente, estilo cowboy (para meninos e meninas).

Fica legal com regata, camiseta e vestido. Para uma camisa ou blusa mais fechada, experimente dobrá-lo na diagonal, depois dobrar de novo, formando uma tira, e enrolá-lo justo no pescoço, escondendo as pontas.

Use para dentro da blusa. Procure contrastar as cores ou utilize-os estampados com roupas lisas.

Para um lenço maior, tamanho clássico 50 x 50 cm, fica bacana amarrar para trás, como o pequeno, com o bico para frente, frouxo, ou mais justo, preso com duas voltas e com o nó para frente, escondido sob o bico.

Esse feitio de lenço muitas vezes tem estampas clássicas como moedas ou correntes, em tons de dourado, marrom ou castanho. Ficam bons com camisa branca e casaco, saia ou calça, com bota estilo equitação.

Os coloridos podem ser usados com vestido e, se tiverem franjas, estão ainda mais na moda.

Para as echarpes, o ideal é usá-las com vestidos ou casacos, peças mais alongadas, presas com um nó ou com as pontas unidas por um broche ou alfinete de saia kilt.

Para um visual mais romântico, dê um laço de lado.

Cachecóis e xales

Esses acessórios são para usar no frio.
Aí vão algumas maneiras diferentes de se usar o cachecol:

Dobrar em dois, envolver o pescoço e passar as pontas por dentro da dobra. Afofar, para não ficar agarrado e ajeitar no corpo, para ficar elegante. Assim o cachecol fica mais "gordinho" e curto.

O cachecol pode também ser enrolado sem deixar pontas à vista. Fica bem alto e cheio, e á bom para usar por baixo do casaco.

O xale deve ser sempre posicionado de forma a que uma parte dele fique "jogada" para trás do corpo. Posicione-o de leve sobre os ombros.

Fonte: www.uol.com.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade