Profissionais da educação participam de Formação Permanente em Soledade

Cerca de 300 professores da Rede Municipal de Ensino participaram do encontro

Por Redação em 07/03/2014

   

(Foto: Divulgação / Prefeitura Soledade)
Profissionais da educação participam de Formação Permanente em Soledade

Entre os dias 05 e 07 de março, cerca de 300 profissionais da educação da SMECD, diretores, apoios pedagógicos, professores da educação infantil, professores do ensino fundamental e funcionários, participaram da formação permanente do Sistema Municipal de Ensino.

Na tarde do dia 05 esses profissionais foram acolhidos com flores, livros e momento cultural, após a solenidade de abertura que contou com a presença do prefeito Paulo Ricardo Cattaneo, a Prof. Dra. Eliara Zavieruka Levinsk da Universidade de Passo Fundo abordou o tema: “A Representação do Processo Pedagógico: Com ou Para os Sujeitos?”, enfatizando que o processo pedagógico é intencional e constituído de princípios, concepções e valores; destacou ainda que no processo participativo, os homens se formam, as incertezas aparecem, as vozes ressoam, os conflitos surgem e as alternativas vão se tornando realidade. Na sequência houve momento para debate acerca reflexões apresentadas. Para encerrar citou Paulo Freire: “É que a democracia como qualquer outro sonho, não se faz com palavras desencarnada, mas com reflexão e prática”.

No dia 06 no Campus UPF-Soledade, foram oferecidas diversas oficinas com temas variados conduzidas por professores da Universidade de Passo Fundo e professores oficineiros convidados pela SMECD.

No dia 07 os trabalhos foram realizados com os grupos de formação nas escolas de origem de cada professor, com o intuito de serem tratados aspectos peculiares a realidade de cada uma das instituições de ensino.

Acreditamos que este Seminário de Formação Permanente possibilitou a aquisição de conhecimentos específicos que propõe avanços no processo ensino-aprendizagem e reflexões acerca das práticas cotidianas da sala de aula.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade