30/08/2014

GAN Vaqueanos da Cultura disputa vaga na final do ENART

Pelo primeiro ano, o elenco adulto concorre na modalidade Danças Tradicionais – Força A
   

Os integrantes do elenco adulto do Grupo de Artes Nativas Vaqueanos da Cultura já estão em Ijuí, onde neste domingo, 31 de agosto, disputam uma das oito vagas para a final do concurso, que acontece entre os dias 14 e 16 de novembro, em Santa Cruz do Sul, na modalidade Danças Tradicionais – Força A. A proposta que a entidade vai apresentar no palco é “A Espanha invade o Salão”.

Antes de embarcarem para a Inter-Regional, os dançarinos fizeram sua pré-estreia nessa sexta-feira (29), quando foi apresentado aos familiares e amigos a nova coreografia. “Os temas de entrada e saída apresentam diversas características da dança flamenca, as castanholas e as touradas. As músicas utilizadas também são composições próprias e tem bastante ritmo espanhol. Durante a apresentação, os dançarinos fazem uso de adereços e as roupas remetem as características da Espanha.

O coordenador artístico, Daniel Teló do Prado, destaca que trata-se de um momento histórico para o tradicionalismo de Soledade e para a 14ª Região Tradicionalista. “Desde que o concurso passou a se chamar Enart, em 1998, nenhum grupo chegou a participar, nem sequer das fases inter-regionais, do certame em sua categoria principal. Após participarmos pelo quinto ano na Força B, decidimos nos desafiar e dar um passo à frente”, disse.

Ele enfatiza que os 13 pares que compõe o elenco adulto já possuem capacidade técnica para estar participando da Força A. “Estes últimos anos que estivemos participando do Enart fez com que o grupo adquirisse o conhecimento necessário de palco, o que nos permitiu encarar este novo projeto”, aduziu.

Daniel pondera que o nível dos grupos que concorrer na Força A é grande, mas que estão focados em fazer uma boa apresentação. “Nós vínhamos de uma categoria que exigia apenas 9 danças, e que agora sobe para 19. Agora em agosto intensificamos a preparação, com realização de ensaios diários, e nestas últimas semanas, iniciávamos às 22h e parávamos só às 1h 30min”, considerou. A supervisão técnica do elenco adulto está a cargo de Silvio Pereira, que também é instrutor do CPF Piá do Sul, de Santa Maria.

Os dançarinos do GAN Vaqueanos da Cultura chegaram a Ijuí ainda na madrugada de sexta-feira, e estão alojados em um camping distante 11Km do centro do município. “Durante todo o sábado, vamos acompanhar as modalidades individuais, onde temos integrantes concorrendo. Também faremos o reconhecimento do palco e à noite, realizaremos o último ensaio”, informou Daniel. No domingo de manhã, o grupo já começa a se preparar para que a partir das 13h 30min esteja pronto, uma vez que são a quarta entidade a entrar no palco.

Por fim, Daniel Teló do Prado ressalta que o grupo vai com cautela. “Soubemos das dificuldades que enfrentaremos para conseguir uma das 8 vagas, mas estamos confiantes e estamos todos motivados. Este é nosso primeiro ano concorrendo na Força A, e vamos disputar com grupos que já participam há muitos anos. Se conseguirmos a classificação, será algo histórico para Soledade”, concluiu.

Confira as fotos da pré-estreia no link:
http://www.clicsoledade.com.br/fotos/?pg=ver&id=1974


Lucas Bicudo
[email protected]

   
Comentários
Notícias Relacionadas