Mormacense vai receber Ordenação Diaconal pela Diocese de Cruz Alta

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

O mormacense Cleiton Turela Moraes, de 33 anos, será Ordenado Diácono pela Diocese de Cruz Alta. A Celebração Eucarística acontece nesta sexta-feira, 6/3, às 19h 30min, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Ibirubá, quando vai receber do Bispo Dom Adelar Baruffi a prece de Ordenação e Imposição das Mãos.

Ele conta que iniciou sua caminhada de fé na Paróquia Nossa Senhora de Soledade, onde foi catequizado. A trajetória de seminarista começou em 2011 quando foi para Cruz Alta e fez um ano de propedêutico, que é a etapa de iniciação. Já em 2012 mudou para Santa Maria, onde foi estudar Filosofia (licenciatura).

Em 2019, Cleiton permaneceu por 10 meses no estado do Pará, na cidade de Curionópolis, conhecida como Serra Pelada. “Lá estive como missionário, onde trabalhei com todas as realidades possíveis, bastante pobreza, não só material, mas também espiritual, humana, de relações”, comenta.

Neste ano ele continua em Santa Maria, já que está no último ano do bacharelado em Teologia. Aos finais de semana dará sua contribuição na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Ibirubá. Suas atividades como Diácono são várias, entre elas, ministrar os sacramentos do matrimônio, do batismo e das exéquias (funeral).

Cleiton afirma estar feliz com a escolha que fez para sua vida. “Desde pequeno eu assistia as notícias na TV e via as tristezas, misérias, dificuldades e imaginava que gostaria de ajudar levando uma palavra de esperança, amor e fé para as pessoas. Ao mesmo tempo entrava em contradição, pois se fosse profissional não poderia me entregar em tempo integral”, diz.

Ele comenta que então veio a vocação, que se origina do latim vocare e significa chamado. “Deus me vocacionou e eu dei meu sim para ajudar o povo, levar a esperança, a fé, auxiliar o próximo a melhorar como pessoa humana, isso me motiva. Estamos em um mundo secularizado, onde perdemos nas relações humanas as condições éticas/morais”, observa.

Cleiton pontua que o homem está vivendo em um estado de animalidade, voltou ao estado natural como animal. “O ser padre para mim hoje vai ao encontro disso, onde podemos ajudar a melhorarem como pessoas, é nosso dever, dependendo de qual seja a religião, o Deus que a pessoa siga, até mesmo o ateu”, garante.

O lema escolhido por ele como religioso foi retirado do capítulo 21, versículo 17 do Evangelho de João: Apascenta minhas ovelhas. “Isso significa cuidar do meu rebanho, das minhas ovelhas, conduzi-las. Neste Evangelho, Jesus chama Pedro para ser seu primeiro discípulo e ele segue a Jesus, mas quando é crucificado, Pedro nega a Ele três vezes”, conta.

Cleiton segue dizendo que nesta passagem do capítulo 21, Jesus pergunta para Pedro: Simão, filho de Jonas, tu me amas? Sim Senhor, tu sabes que te amo. “Eu também em vários momentos talvez fugi do meu chamado, não quis seguir Jesus, mas agora o sigo integralmente, quero cuidar do rebanho Dele, ajudar o próximo”, finaliza.